Governador do Rotary destaca doação de equipamento ao Samu e reforça campanha contra poliomielite

Governador do Rotary destaca doação de equipamento ao Samu e reforça campanha contra poliomielite

O governador do Rotary Club Distrito 4470, Carlos Henrique Rodrigues Pedroso, que representa Mato Grosso do Sul, Pedro Juan Caballero (Paraguai) e parte do interior de São Paulo, está em Dourados nesta semana cumprindo agenda de visitas institucionais e visitou a sede do Dourados News, onde concedeu entrevista.

Questionado sobre o desafio de coordenar as ações em um território tão diverso, Carlos destacou que a essência do Rotary é justamente a união de diferentes culturas e pessoas em torno de um propósito comum. “A nossa visão de rotariano é sempre de ter a integração de todo mundo, de todas as culturas, todas as raças”.

A visita faz parte do cronograma oficial do governador. “Faz parte da minha obrigação como governador visitar cada um desses clubes. Para a gente buscar estimular os clubes a trabalharem, fazer projetos com a comunidade, ver como que o próprio distrito pode contribuir com o outro para fazer o trabalho”, explicou.

Em Dourados, Carlos também visitou a Prefeitura Municipal, a Câmara de Vereadores e reforçou que as ações do Rotary são sempre pautadas pelo trabalho coletivo. “A gente sempre trabalha com parcerias, tanto com o poder público quanto com a sociedade civil”.

Entre as iniciativas em andamento, o governador citou uma tratativa com o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para a doação de um massageador cardíaco, equipamento que pode ser utilizado com a ambulância em movimento, aumentando as chances de salvar vidas.

Segundo ele, já está tudo documentado e o aparelho, que custa cerca de 30 mil dólares, deve ser entregue ao Samu até o fim do ano.

Vacinação contra poliomielite

Carlos também destacou a atuação histórica do Rotary na campanha mundial de erradicação da poliomielite, um dos maiores programas humanitários da organização. “Enquanto a doença existir no mundo, o Rotary vai continuar trabalhando por isso. Lá nos primórdios, quando ainda não existiam vacinas, essas coisas, o Rotary bancou mesmo com dinheiro muitas vacinas”, recordou.

Ele observou que o Brasil, apesar de estar livre da poliomielite há décadas, enfrenta hoje um certo “esquecimento” sobre a importância da vacinação. “Eu acho que isso talvez seja em função de que a doença no nosso país faz muitos anos que não aparece. Então tem muitas gerações de famílias que nem viram a doença. Então, quando você não vê, você acha que não existe. Mas como é uma doença viral, ela pode voltar, é muito perigoso”.

O Dia D de vacinação está marcado para 25 de outubro, e o Brasil segue como o país que mais promove campanhas de incentivo à imunização. “Há mais de nove anos, o Brasil é o campeão ininterrupto de fazer essa divulgação, incentivo. O Rotary Internacional tem um controle disso. E a gente quer continuar sendo o primeiro”.

Segundo o governador, este ano a campanha contará com grandes parcerias e ações de destaque em locais simbólicos, como o Cristo Redentor, Fiems, Fiesp, Congresso Nacional e Cataratas do Iguaçu. Em Dourados, a mobilização será realizada no Monumento ao Colono.

Intercâmbio

Além dos projetos humanitários, o governador ressaltou o intercâmbio de jovens promovido pelo Rotary, que oferece oportunidades de estudo e vivência em outros países.

“Esse intercâmbio normalmente é feito com os jovens até 17 anos. Da mesma forma que um clube do Rotary encaminha um brasileiro, ele terá a obrigação de receber de outro país. Esse jovem vai pelo Rotary, fica nas casas das famílias de rotarianos, o clube local dá assistência, hospeda e o coloca numa escola. A pessoa fica com uma missão tipo de embaixador do Rotary”, explicou.

Carlos também mencionou o projeto Ryla, voltado ao desenvolvimento de liderança entre jovens da rede pública. Neste ano, foram realizados encontros em Penápolis, Dourados e Campo Grande, com a seleção de jovens para participar do programa de intercâmbio totalmente custeado pelo distrito.

Conferência

O governador encerrou destacando a Conferência Distrital do Rotary, que ocorrerá entre 29 e 31 de maio de 2026, em Campo Grande, reunindo membros de todo o distrito para palestras e atividades culturais.

Segundo ele. essa conferência envolve o distrito todo e marca o encerramento da gestão do governador, com palestras sobre Rotary, economia e cultura, fortalecendo ainda mais os laços entre os clubes e as comunidades.

Para quem deseja participar do movimento e se envolver com as ações, Carlos explica que o Rotary é uma organização aberta, “basta procurar um clube do Rotary, um membro do Rotary”.

Fonte: Dourados News

Comentários