No Outubro Rosa, Ana Paula propõe olhar integral sobre a saúde feminina

No Outubro Rosa, Ana Paula propõe olhar integral sobre a saúde feminina

A vereadora Ana Paula Benitez Fernandes (Republicanos) promoveu, na última sexta-feira (3), uma Sessão Especial na Câmara Municipal de Dourados dedicada ao debate sobre a Saúde da Mulher. O evento marcou o início do Outubro Rosa, convocando a sociedade a refletir sobre a saúde feminina em sua integralidade, complexidade e importância social.

A sessão contou com palestra da Dra. Mariana Amalia, médica ginecologista especialista em climatério, menopausa, estética íntima e terapias hormonais, que abordou os principais desafios enfrentados pelas mulheres em diferentes fases da vida, e chamou atenção para a importância do acompanhamento médico e diagnóstico precoce, além de outros temas importantes para a saúde da mulher, como a endometriose, doença comum e que atinge uma em cada dez mulheres no mundo.

Ana Paula compartilhou a experiência de ter sido diagnosticada com a doença, expressando gratidão à Dra. Mariana Amalia pelo tratamento e acolhimento recebido. “O implante hormonal de gestrinona me deu uma nova chance de viver com menos dor, com mais liberdade e dignidade”, afirmou a vereadora.

Durante o evento, a vereadora ressaltou que a saúde feminina é indissociável das questões sociais que atravessam o cotidiano das mulheres. “Não é possível falar em saúde plena quando ainda enfrentamos a violência doméstica, a discriminação de gênero e a sobrecarga das múltiplas jornadas de trabalho”, destacou.

Ela lembrou que fatores como pressão estética, estresse crônico, ansiedade e depressão estão entre os principais desafios contemporâneos que afetam a saúde mental e física das mulheres.

Encerrando a Sessão Especial, Ana Paula convocou as mulheres a se tornarem protagonistas da própria saúde e da transformação social. “Neste Outubro Rosa, que a força do movimento nos inspire a não nos calarmos. Que sejamos protagonistas da nossa saúde e da construção de um ambiente social mais justo e equitativo”, concluiu.

 

Fonte: Dourados News

Comentários