No 1º mês após retorno de voos comerciais, Aeroporto movimenta mais de 3 mil passageiros
Após quatro anos e meio sem voos comerciais, o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, retomou oficialmente suas operações e já registra números expressivos. De acordo com dados da Prefeitura, 3.184 passageiros foram transportados no primeiro mês de atividades da Latam Airline, que iniciou os voos regulares no dia 8 de setembro.
A aeronave utilizada é um Airbus A319, com capacidade para 144 passageiros. No período, foram realizados 13 voos partindo de Dourados com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, transportando 1.664 pessoas, e outros 13 voos chegando ao município, trazendo 1.520 passageiros. A ocupação média das aeronaves foi de 128 pessoas, e o recorde foi registrado na última segunda-feira (6), quando 136 assentos estavam ocupados.
Os voos comerciais operam atualmente três vezes por semana, às segundas, quintas e sextas-feiras, com aterrissagem às 8h40 e decolagem às 9h20.
Para o prefeito Marçal Filho, os resultados do primeiro mês comprovam o potencial de Dourados e região no setor aéreo. “Os números do primeiro mês, mesmo com voos apenas 3 dias na semana, comprovam o potencial de Dourados e região para a aviação comercial e outras empresas aéreas estão de olho nesse mercado”, analisa o prefeito. “Com essa taxa de ocupação, a Latam terá que decidir se passa a operar de segunda a sexta-feira ou se abrirá espaço para que outras empresas atuem em nossa cidade”, completa.
Marçal Filho lembra que a reativação do aeroporto era uma das principais demandas do setor produtivo local. “Toda vez que recebia algum grupo empresarial no gabinete, para discutir investimentos no município, a pergunta era sempre a mesma: quando o aeroporto vai receber voos comerciais? Quando tomamos posse, já na primeira semana de governo, iniciamos os trabalhos para reabrir o aeroporto que estava fechado há quatro anos e retomar os voos comerciais, portanto os 3.184 passageiros transportados em apenas um mês comprovam o quanto Dourados precisava do seu aeroporto atuante”, destaca.
O Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira estava fechado desde maio de 2021, quando começaram as obras de reforma e ampliação da pista, executadas pelo 9º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) do Exército Brasileiro. A previsão inicial era de conclusão em novembro do mesmo ano, mas o cronograma foi adiado diversas vezes por problemas de drenagem, chuvas intensas e novas exigências técnicas.
A homologação final ocorreu apenas em julho de 2024, após inspeções da Força Aérea Brasileira (FAB). No entanto, irregularidades nos equipamentos ainda atrasaram a liberação definitiva para voos comerciais. Durante esse período, Dourados, segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, ficou sem ligação aérea, obrigando os moradores a se deslocarem até Campo Grande ou Ponta Porã para embarcar em voos.
A partir desta quinta-feira (9), os passageiros que desembarcarem em Dourados serão recebidos com um painel de quase 50 metros, instalado estrategicamente na área que separa a taxiway das obras do novo Terminal de Passageiros, reafirmando o cuidado da cidade com as pessoas.
Fonte: Dourados News




Comentários