Projeto Diálogos do Forró oferece atividades gratuitas de dança neste sábado em Dourados

Projeto Diálogos do Forró oferece atividades gratuitas de dança neste sábado em Dourados

Dourados recebe deste mês até dezembro um movimento que valoriza a tradição, a cultura popular e novas vivências. O projeto “Diálogos do Forró” vai promover oficinas de dança, rodas de conversa e um baile de forró, com todas as ações totalmente gratuitas e abertas à comunidade.

Organizado pelos artistas da dança Ana Vieira e Érico Bispo, junto à produtora Joice Leite, o projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (Minc), e operacionalizado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Foto: Pedro Tokitaro

Com mais de uma década de experiência em danças populares brasileiras, Ana Vieira destaca que o projeto é um reencontro com as raízes culturais e uma oportunidade de difundir o forró no Estado, valorizando-o como expressão de identidade e pertencimento.

OFICINAS DE FORRÓ

As oficinas terão como foco as danças do universo popular nordestino, como xote, baião, arrasta-pé e coco, convidando o público a vivenciar o forró para além da dança, como forma de expressão cultural e social.

A primeira atividade está marcada neste sábado (11/10), das 14h às 18h, na FADIR/UFGD (Rua Quintino Bocaiúva, 2100 – Jardim da Figueira). Já em novembro, as oficinas continuam na Casa da Cultura UEMS – Espaço Guaraoby (Rua Monte Alegre, 1955 – Vila Progresso), com horários a serem divulgados.

Foto: Pedro Tokitaro

A programação inclui ainda uma Roda de Conversa, com data a definir, que abordará temas como a presença das mulheres no forró, o combate ao assédio na dança e as técnicas de condução.

As atividades são gratuitas e algumas voltadas especialmente ao público universitário. As inscrições podem ser feitas antecipadamente pelo formulário online: https://forms.gle/K2S1XqZ4smB2eczK7.

FORRÓZIM D’ELAS

Encerrando o projeto, o tradicional Baile Forrózim D’elas acontece no dia 6 de dezembro, na Casa da Cultura UEMS. Produzido majoritariamente por mulheres, o evento contará com atrações musicais de Dourados (MS) e Olinda (PE), reforçando o protagonismo feminino na produção cultural e na cena artística.

Foto: Baile Forrózim D’elas – Reprodução UEMS

Combinando tradição e contemporaneidade, o projeto “Diálogos do Forró” busca valorizar o forró como um patrimônio cultural vivo, aproximando universidade, comunidade e artistas. A programação completa será divulgada no Instagram @dialogosdoforro

Fonte: Dourados News

Comentários