Brasil e EUA acertam reunião em Washington para discutir tarifaço, confirma Itamaraty

O Ministério das Relações Exteriores confirmou nesta quinta-feira (9) que o chanceler Mauro Vieira conversou por telefone com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, e que ambos acordaram a realização de uma reunião entre representantes dos dois países em Washington para tratar das recentes tensões comerciais, conhecidas como “tarifaço”.

De acordo com o Itamaraty, o diálogo foi “muito positivo” e teve como foco a agenda bilateral. “(Rubio e Vieira) acordaram que equipes de ambos os governos manterão reunião proximamente em Washington, em data a ser definida, para dar seguimento ao tratamento das questões econômico-comerciais entre os dois países, conforme definido pelos presidentes”, diz a nota oficial.

O ministério informou ainda que Rubio convidou Mauro Vieira a integrar a delegação brasileira que irá a Washington, de forma a possibilitar um encontro presencial entre os dois chanceleres. “O secretário de Estado convidou o ministro Mauro Vieira para que integre a delegação, de modo a permitir uma reunião presencial entre ambos, para tratar dos temas prioritários da relação entre o Brasil e os Estados Unidos”, acrescentou o comunicado.

Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou a conversa em entrevista à rádio Piatã, da Bahia. “Agora começa um outro momento. Ainda ontem o secretário de Estado, Marco Rubio, ligou para o ministro Mauro Vieira. Talvez comece a conversa a partir de agora. Vamos ver se conseguimos nos acertar. O Brasil não quer briga com os EUA, com Bolívia, Uruguai. O Brasil quer paz e amor, queremos crescer e nos desenvolver”, afirmou Lula.

O encontro em Washington deve marcar a retomada das negociações comerciais entre os dois países após o anúncio de novas tarifas norte-americanas que afetam produtos brasileiros, tema que vem gerando preocupação no governo.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Fonte: Jovem Pan News

Comentários