O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (9) que o acordo alcançado entre Israel e Hamas para um cessar-fogo na Faixa de Gaza é o oitavo conflito que ele solucionou e destacou que a guerra da Ucrânia será o próximo. “Resolvemos sete guerras ou conflitos importantes, e este é o número oito. E a que eu pensei que seria, talvez, a mais rápida de todas seria a da Rússia e Ucrânia. Mas acredito que isso também vai acontecer”, declarou Trump no início de uma reunião de seu gabinete.
O mandatário lamentou que, enquanto não se consegue pôr fim às hostilidades entre Kiev e Moscou, “cerca de 7 mil pessoas estão morrendo por semana”, algo que definiu como “bastante grave”. “Estão perdendo principalmente soldados, jovens soldados. Eles vão para a guerra e estão sendo mortos. E embora isso não nos afete de muitas maneiras, já que temos um grande oceano no meio, ninguém quer que isso aconteça”, afirmou.
Trump anunciou na ontem que Israel e Hamas aceitaram a primeira fase de seu plano de paz para Gaza, que contempla o fim da ofensiva israelense no enclave e a libertação de todos os reféns em poder do grupo terrorista.
O republicano, que busca ganhar o Prêmio Nobel da Paz, cujo vencedor será anunciado amanhã, costuma se gabar de ter posto fim a sete conflitos: Camboja-Tailândia, Kosovo-Sérvia, República Democrática do Congo-Ruanda, Paquistão-Índia, Israel-Irã, Egito-Etiópia e Armênia-Azerbaijão. No entanto, diferentes especialistas apontam que ele não promoveu nenhum tratado formal de paz e que, em vários desses conflitos, foram alcançadas apenas tréguas frágeis. Além disso, as negociações para pôr um fim definitivo às guerras de Gaza e Ucrânia, suas duas grandes promessas, ainda continuam.
*Com informações da EFE
Publicado por Nícolas Robert
Fonte: Jovem Pan News




Comentários