Comitê promove encontro gratuito sobre violência sexual infantil no mundo digital
O Comitê Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (COMCEX) realiza, nos dias 6 e 7 de novembro, o Encontro Municipal “O Impacto da Violência Sexual no Mundo Digital: criança conectada, infância ameaçada”, em Dourados.
O evento é gratuito e voltado a pais, professores, profissionais da rede de proteção, psicólogos, agentes de saúde, líderes religiosos e à comunidade em geral. As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de novembro, pelo link https://forms.gle/VoCe8JpuaWZL1G449.
De acordo com a coordenadora do COMCEX, Andréia Bonito em entrevista ao Dourados News, a proposta surgiu de uma preocupação crescente com a violência sexual praticada de forma virtual. “Em reunião com toda a equipe do COMCEX, nós chegamos num consenso sobre a importância de falarmos sobre a violência sexual que hoje tem acontecido de modo virtual”, destacou.
Ela explicou que o comitê tem recebido cada vez mais relatos de pais preocupados com a segurança digital dos filhos. “Temos feito vários atendimentos de pais que chegam desesperados porque perceberam que seus filhos estavam sendo assediados nas redes sociais, inclusive em aplicativos infantis, e já estavam sendo, além de estimulados sexualmente, que isso também é uma forma de violência, explorados sexualmente com transmissão de imagens e vídeos pornográficos”, relatou Andréia.
O encontro contará com a participação da equipe Guardiões da Infância, da Polícia Federal, e das palestrantes Heloisa Lopes e Dra. Viviane Vaz. Segundo Andréia, a expectativa é reunir cerca de 250 participantes.
“Nossa meta são 250 pessoas e toda divulgação vai nos ajudar muito a trazer toda a relevância que esse tema tem e abrir os olhos, por isso ele está sendo direcionado para pais, professores, agentes de saúde, agentes comunitários, líderes religiosos, enfim, a comunidade em geral”, afirmou.
Para a coordenadora, o diálogo sobre segurança digital infantil precisa ser constante, já que muitas famílias acreditam que os filhos estão protegidos por estarem em casa.
Foto: Clara Medeiros/Dourados News
“Nós precisamos abordar esse assunto porque muitas pessoas pensam que os filhos estão seguros porque eles estão em casa, mas eles estão em casa no quarto com o celular na mão ou com videogame na mão e, sem perceber, os pais permitem que eles tenham acesso a conteúdos que precisam ser conhecidos e informados para que a gente possa de fato proteger as crianças”, alertou.
Ela ressalta ainda que os casos de violência virtual infantil estão mais próximos do que muitos imaginam. “Afinal, está acontecendo debaixo do nosso nariz. Tenho feito várias palestras em espaços religiosos e em comunidades. E, no final, sempre tem alguém que vem e denuncia, fala que às vezes não no dia, mas depois, porque é alertado sobre esse tipo de violência e acaba encontrando”, completou.
O Encontro Municipal do COMCEX acontecerá no Bloco 10 da Unigran, no dia 6 de novembro, das 18h30 às 22h, e no dia 7, das 7h30 às 17h. A carga horária total será de 30 horas, sendo 20 presenciais e 10 assíncronas com material de apoio. Os participantes que comparecerem a pelo menos dois períodos do evento receberão certificado, mediante confirmação de presença via QR Code.
Mais informações e atualizações podem ser acompanhadas pelo grupo oficial do COMCEX no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/LMUsFTwrKfV6O9W0NIRQzb.
Fonte: Dourados News




Comentários