Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2026
Menu
DESTAQUES

EUA impõem tarifa de 100% a 150% sobre produtos marítimos e logísticos da China

15/10/2025 às 10:59
3 min de leitura
navio chinês yi peng

Anuncie Aqui

O governo dos Estados Unidos impôs uma nova rodada de tarifas sobre produtos chineses ligados aos setores marítimo e logístico. A medida busca “fortalecer a segurança econômica” do país e entra em vigor em 9 de novembro.

O governo dos Estados Unidos anunciou uma nova rodada de tarifas de 100% a 150% sobre produtos chineses. As tarifas estão ligadas aos setores marítimo, logístico e de construção naval. A ação busca “reduzir a dependência de fontes chinesas” e “fortalecer a segurança econômica e de cadeias de suprimentos” do país. O texto, com efeito, será publicado nesta quinta-feira (16).

De acordo com o documento, as novas tarifas entram em vigor em 9 de novembro e abrangem uma ampla gama de equipamentos usados em portos e transporte intermodal. Entre os produtos afetados estão guindastes “ship-to-shore” (STS) e chassis intermodais.

A tarifa também se aplica a equipamentos “fabricados, montados ou contendo componentes de origem chinesa”. O valor foi fixado em US$ 46 por tonelada para navios estrangeiros transportadores de veículos, com limitação de cinco cobranças por embarcação ao ano.

O USTR (Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos) justificou que a imposição de tarifas de 100% sobre guindastes e chassis intermodais da China tem o objetivo de “aumentar a alavancagem dos EUA”. A proposta também prevê tarifas adicionais de até 150% sobre outros equipamentos portuários.

O documento também abre uma consulta pública até 10 de novembro sobre possíveis ajustes nas tarifas. Além disso, o USTR revogou a possibilidade de suspender licenças de exportação de gás natural liquefeito (GNL). A medida, segundo o texto, busca evitar “disrupções de curto prazo” no setor energético.

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias