O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, anunciou nesta sexta-feira (17) que interveio nos mercados para comprar pesos, como parte de sua política de apoio financeiro ao governo de Javier Milei. “Ontem [quinta-feira] o Tesouro comprou pesos no ‘swap de blue chips’ e no mercado à vista”, anunciou Bessent no X. “O Tesouro mantém uma comunicação estreita com a equipe econômica argentina”, explicou.
Um “swap de blue chips” permite a um investidor comprar um ativo estrangeiro, geralmente desvalorizado, e depois vendê-lo em um mercado local a um preço maior, obtendo um lucro na troca.
O peso argentino estava estável nesta sexta-feira no início do mercado em Buenos Aires, a 1.430 por dólar. “O Tesouro permanece vigilante em todos os mercados e temos a capacidade de agir com flexibilidade e força para estabilizar a Argentina”, acrescentou.
O governo Trump demonstra estar decidido a apoiar a Argentina, à qual prometeu nesta semana até 40 bilhões de dólares (217 bilhões de reais) em fundos públicos e privados para enfrentar as turbulências dos mercados. Milei, que visitou a Casa Branca na terça-feira (14) para agradecer esse apoio, enfrenta uma decisiva eleição legislativa no dia 26 de outubro.
*Com informações da AFP
Publicado por Nícolas Robert
The United States stands with Argentina. Yesterday, Treasury bought pesos in the “Blue Chip Swap” and spot markets. Treasury remains in close communication with Argentina’s economic team as they work to Make Argentina Great Again. Treasury is monitoring all markets, and we have…
— Treasury Secretary Scott Bessent (@SecScottBessent) October 17, 2025
Fonte: Jovem Pan News




Comentários