Museu do Louvre é fechado após assalto e roubo de joias

Policiais franceses ao lado de um elevador de móveis usado por ladrões para entrar no Museu do Louvre

Joias foram roubadas neste domingo (19) durante um assalto ao Louvre, o museu mais visitado do mundo, que anunciou seu fechamento por “motivos excepcionais”, segundo fontes concordantes. Entre 9h30 e 9h40, criminosos entraram no museu, localizado no coração de Paris, e roubaram diversos objetos de arte antes de fugir, segundo apurou a AFP junto a uma fonte próxima ao caso. O valor do saque está sendo avaliado e a Brigada Antibanditismo (BRB) está investigando.

Os criminosos, cujo número ainda não foi divulgado, teriam chegado em uma scooter e usado um elevador de carga para acessar a sala que visavam. Eles estavam armados com pequenas motosserras, segundo uma fonte policial. Uma scooter foi encontrada após a fuga.

A ministra da Cultura, Rachida Dati, relatou inicialmente ao X que um “roubo” havia ocorrido na inauguração do Museu do Louvre, que abriga a Mona Lisa. “Um assalto ocorreu esta manhã na inauguração do Museu do Louvre. Não houve feridos. Estou no local, juntamente com a equipe do museu e a polícia. As investigações estão em andamento”, escreveu a ministra, acompanhada por seu colega, o Ministro do Interior, Laurent Nunez. Contatado pela AFP, o museu não quis comentar imediatamente.

O Louvre, que recebeu quase 9 milhões de visitantes em 2024, 80% dos quais estrangeiros, anunciou no X que permaneceria “fechado” no domingo “por motivos excepcionais”.

Vários museus franceses foram recentemente alvo de assaltos e furtos, o que evidencia possíveis falhas nos sistemas de proteção e vigilância. Em meados de setembro, espécimes de ouro nativo foram roubados durante um arrombamento no Museu Nacional de História Natural de Paris, o que lamentou uma “perda inestimável” para a pesquisa e o patrimônio. O roubo envolveu diversos exemplares de ouro nativo, ou ouro em sua forma natural, explicou o museu, que estimou o valor dos danos em aproximadamente € 600.000.

No mesmo mês de setembro, um museu em Limoges, no centro da França, um importante museu de porcelana, sofreu um assalto, com perdas estimadas em € 6,5 milhões.

*Com informações da AFP
Publicado por Nícolas Robert

Fonte: Jovem Pan News

Comentários