Nasa buscará empresas pra competir com SpaceX em projeto de missão lunar após empresa de Musk atrasar cronograma

nave da nasa e spacex

A Nasa anunciou que está abrindo novas propostas para a missão Artemis, que pretende levar humanos de volta à Lua, após reconhecer que a SpaceX, atual responsável pelo projeto, está com o cronograma atrasado. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (20) pelo chefe da agência espacial americana, Sean Duffy. “Teremos uma corrida espacial com empresas americanas competindo para ver quem pode realmente nos levar de volta à Lua primeiro”, disse Duffy em entrevista à Fox News. Segundo ele, o novo processo de seleção pode incluir companhias como a Blue Origin, de Jeff Bezos, além de outras do setor aeroespacial.

A SpaceX, de Elon Musk, detém o contrato da quinta missão do programa Artemis, avaliado em bilhões de dólares. No entanto, Duffy admitiu que a empresa enfrenta atrasos. “Adoro a SpaceX, é uma companhia incrível. O problema é que estão atrasados. Eles adiaram seus cronogramas e estamos em uma corrida contra a China”, afirmou o dirigente, que também é secretário de Transporte dos Estados Unidos.

De acordo com Duffy, o objetivo é cumprir a meta estabelecida pelo presidente Donald Trump: levar astronautas à Lua antes do fim do atual mandato, em 2029. O programa Artemis, lançado durante o primeiro governo Trump (2017-2021), marca o retorno da Nasa às missões tripuladas ao satélite natural da Terra. O plano também prevê, em uma etapa futura, o envio de astronautas a Marte. Em publicação na rede X (antigo Twitter), Duffy reforçou a urgência da missão: “Estamos em uma corrida contra a China, então precisamos que as melhores empresas operem em uma velocidade que nos leve à Lua primeiro.”

*Com informações da AFP

Fonte: Jovem Pan News

Comentários