Pai realiza parto no Pantanal e Marinha resgata mãe e bebê de helicóptero

O caso ocorreu na madrugada de domingo (19), em uma fazenda a 160 km de Corumbá. O Corpo de Bombeiros orientou o pai por telefone durante o parto. A Marinha do Brasil e os Bombeiros transportaram a mãe e a recém-nascida para a maternidade.

Na madrugada deste domingo (19), um parto realizado pelo próprio pai mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e da Marinha do Brasil no Pantanal do Paiaguás, em Corumbá. A família vive em uma área distante cerca de 160 quilômetros da zona urbana.

Por volta das 3h, o pai acionou os bombeiros. Ele relatou que sua esposa, grávida de nove meses, estava em trabalho de parto. Minutos depois, o pai ligou novamente, informando que já era possível visualizar a cabeça da bebê.

À distância, um militar orientou o homem sobre os procedimentos básicos para o parto, incluindo a higienização das mãos e o uso de panos limpos. Após o nascimento, o pai informou que a criança chorou e respirou espontaneamente. Ele foi orientado a manter a bebê aquecida até a chegada da equipe.

Devido ao difícil acesso à região, o 1º Esquadrão de Helicópteros do Comando do 6º Distrito Naval foi acionado. A mãe, de 28 anos, e a recém-nascida foram transportadas de aeronave até a maternidade de Corumbá.

Na mesma operação, os bombeiros também transportaram uma segunda gestante, de 23 anos, da Aldeia Uberaba. Ela estava com 31 semanas de gestação e sinais de parto prematuro. A jovem foi levada de helicóptero até a Santa Casa de Corumbá para atendimento.

Comentários