Com 86 mil títulos cancelados em MS, plantão ajuda eleitores a regularizarem situação
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) realiza nesta semana um plantão especial de atendimento ao eleitor, com o objetivo de facilitar o acesso aos serviços eleitorais e reduzir as filas em períodos de grande demanda. A ação teve início na segunda-feira (20) e segue até a sexta-feira (24), das 8h às 18h, nas unidades da Justiça Eleitoral de todo o Estado, incluindo a Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) de Dourados.
Durante o plantão, os eleitores podem regularizar o título, fazer a biometria, atualizar dados cadastrais, transferir o local de votação e esclarecer dúvidas sobre o processo eleitoral.
O juiz diretor da CAE de Dourados, Eduardo Floriano Almeida, disse ao Dourados News que o foco principal da campanha é a regularização do título de eleitor, especialmente daqueles que tiveram o documento cancelado por ausência nos últimos pleitos.
“De acordo com o levantamento realizado em julho deste ano, cerca de 86.614 eleitores de Mato Grosso do Sul tiveram seus títulos cancelados em 2025 por ausência nos três últimos pleitos. O foco de nossa campanha atual é a regularização do título de eleitor. Lembrando que, em todo o processo de regularização, é realizada a verificação da biometria”, explica o magistrado.
Eduardo reforça que a transferência de domicílio eleitoral ou a mudança de local de votação também podem ser feitas de forma simples, sem a necessidade de deslocamento até o cartório. “O eleitor que está com seu título regular pode fazer por meio do aplicativo e-Título no celular ou do Autoatendimento Eleitoral, na aba de serviços eleitorais do site do TSE”, detalha.
O juiz ressalta ainda que a Justiça Eleitoral tem se esforçado para aproximar os serviços dos cidadãos, ampliando o uso das plataformas digitais. “Tanto o aplicativo e-Título como o Autoatendimento Eleitoral no site do TSE possuem uma interatividade de fácil acesso. Ambos permitem a verificação da situação eleitoral, emissão de certidões, consulta a débitos e acesso a diversos serviços, sem a necessidade de se deslocar até o cartório eleitoral”, explica.
De acordo com o juiz, o plantão especial é uma das ações do plano de chamamento dos eleitores que estão com pendências.
“A Justiça Eleitoral estabeleceu um plano de ação para o chamamento desses eleitores aos cartórios, com vistas à regularização de suas inscrições eleitorais. Este chamamento tem sido veiculado por meio de contato telefônico, WhatsApp e campanhas publicitárias”, comenta.
Em Dourados, a Central de Atendimento ao Eleitor funciona no Fórum Eleitoral, localizado na Rua Montese, 435 – Jardim Londrina, próximo à Praça Paraguaia.
O local mantém atendimento de 20 a 24 de outubro, das 8h às 18h, sem intervalos e por ordem de chegada. “Todo o empenho na veiculação desta campanha tem o objetivo de buscar a regularização desses mais de 80 mil eleitores com títulos cancelados no MS e minimizar as filas por ocasião do fechamento do cadastro referente às próximas eleições gerais, previsto para o próximo ano”, completa Eduardo.
Ele também ressaltou a preocupação com os eleitores do interior do Estado, que muitas vezes enfrentam dificuldades de deslocamento.
“Sabendo das dificuldades geográficas, econômicas e sociais que envolvem tanto eleitores das grandes cidades quanto do interior, a Justiça Eleitoral vem diversificando os formatos de informação e atendimento. O atendimento presencial é prioritário para quem precisa realizar a coleta biométrica, mas a maioria dos serviços pode ser feita pelo aplicativo e-Título ou pelo Autoatendimento Eleitoral na web”, finaliza.
Os endereços e contatos dos cartórios eleitorais do Estado estão disponíveis no portal do TRE-MS, e informações sobre o processo eleitoral podem ser acessadas no site “Fato ou Boato” da Justiça Eleitoral, em https://www.justicaeleitoral.jus.br/fato-ou-boato/.
Fonte: Dourados News




Comentários