Contrato para reforma do Hemocentro de Dourados é prorrogado por mais seis meses

Contrato para reforma do Hemocentro de Dourados é prorrogado por mais seis meses

Foi publicado nesta terça-feira (21/10), no Diário Oficial do Estado, o III Termo Aditivo ao Contrato nº 041/2023/AGESUL, que trata da reforma do Hemocentro de Dourados. O documento determina a prorrogação do período de execução da obra por mais 180 dias, com vigência de 31 de agosto de 2025 a 26 de fevereiro de 2026.

O contrato, que tem como empresa responsável a Trento Soluções em Construções Ltda, foi assinado pela Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), com a interveniência da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

O novo aditivo altera novamente o cronograma da obra, que, desde o início, vem sofrendo atrasos. As reformas do Hemocentro começaram em 2023, mas foram paralisadas temporariamente em outubro do mesmo ano, após a necessidade de desocupação do prédio.

Desde março de 2024, o atendimento do Hemocentro passou a funcionar em instalações provisórias, na rua Oliveira Marques, nº 2.535, região central de Dourados.

O investimento total da obra é de R$ 2,8 milhões, com recursos do Governo do Estado, e prevê reorganização do estacionamento, troca do telhado, adequação elétrica, modernização da climatização, pintura, substituição do gerador e um novo layout interno.

Foto: Arquivo Dourados News

Na manhã desta terça-feira (21/10), a equipe de reportagem do Dourados News esteve no local da obra. Um trabalhador que atua na reforma relatou que o piso já está 90% concluído, e que a calçada, a cobertura e as paredes em drywall estão prontas.

Segundo ele, o destaque é o aumento no número de salas, o que deve melhorar o fluxo dos atendimentos no futuro.

Foto: Clara Medeiros/Dourados News 

Apesar dos avanços, ainda restam etapas importantes, como a instalação elétrica, colocação do forro, pintura, finalização dos banheiros e a fachada do prédio.

Em outubro de 2024, a própria Agesul já havia ampliado o prazo da obra para dezembro de 2025. Com a nova prorrogação, a reforma deve ultrapassar dois anos desde o início da execução, em 2023.

AGESUL

Em nota enviada ao Dourados News, a Agesul informou que a prorrogação do contrato foi necessária devido a problemas estruturais não previstos. 

“A prorrogação do contrato da obra do Hemocentro de Dourados foi necessária devido à identificação de problemas estruturais e técnicos não previstos no projeto inicial, comuns em edificações antigas. A extensão do prazo permitirá a execução de serviços adicionais essenciais para garantir a segurança, a qualidade e o pleno funcionamento do espaço, assegurando que o Hemocentro atenda aos padrões exigidos para uma unidade de saúde de referência.”

Fonte: Dourados News

Comentários