Meta climática de 1,5°C não será alcançada, diz chefe da ONU

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, faz sua declaração durante a 16ª reunião intergovernamental da UNCTAD, convocada pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), na sede europeia das Nações Unidas em Genebra, Suíça, em 22 de outubro de 2025. (Suiza, Genebra) EFE/EPA/MARTIAL TREZZINI

A meta de limitar o aquecimento global a 1,5°C em relação à era pré-industrial não será alcançada, admitiu o secretário-geral da ONU, António Guterres, nesta quarta-feira (22), um mês antes da cúpula da COP30 em Belém do Pará. “Uma coisa já está clara: não conseguiremos conter o aquecimento global abaixo de 1,5°C nos próximos anos”, disse Guterres em uma reunião na Organização Meteorológica Mundial (OMM) da ONU, em Genebra, enfatizando que “ultrapassar o limite agora é inevitável”.

“O aquecimento global está levando nosso planeta ao limite. Cada um dos últimos dez anos foi o mais quente da história. O calor do oceano bate recordes e destrói ecossistemas. Nenhum país está a salvo de incêndios, inundações, tempestades e ondas de calor”, declarou o secretário-geral da ONU.

*Com informações da AFP

 

Fonte: Jovem Pan News

Comentários