A campanha, que consolidou MS na liderança nacional em vacinação, será realizada em todas as escolas públicas e privadas. O objetivo é ampliar os índices de imunização e fazer a busca ativa de adolescentes não vacinados contra o HPV.
Mato Grosso do Sul, que conquistou o primeiro lugar nacional em cobertura vacinal, realiza entre os dias 3 e 14 de novembro a edição 2025 da Estratégia “Aluno Imunizado”. O Dia D de mobilização está marcado para 7 de novembro.
A ação integra esforços entre as áreas da saúde e da educação. A SES, SED, CDI e PSE participarão da iniciativa. A campanha será realizada em escolas públicas e privadas, creches e UBS em todos os municípios do Estado, com o intuito de ampliar ainda mais os índices de imunização.
Durante o período, as equipes municipais poderão realizar:
- Verificação da caderneta vacinal;
- Emissão da DVA (Declaração de Vacinação Atualizada);
- Ações educativas e atividades de sensibilização sobre a importância da imunização.
Além disso, a campanha fará a busca ativa de adolescentes não vacinados contra o HPV.
O gerente de imunização da SES, Frederico Moraes, destacou que a campanha reforça a importância do trabalho integrado entre as áreas. “A escola é um espaço estratégico para promover a vacinação. É onde conseguimos alcançar crianças e adolescentes de forma direta, levando informação, proteção e cuidado”, disse.
A estratégia adota o método de vacinação seletiva. Os avisos sobre a vacinação são enviados aos pais para que enviem a caderneta de vacinação e autorizem a participação.
Resultados e Metas
No primeiro semestre de 2025, a campanha já alcançou milhares de estudantes, com aplicação de 122.837 doses. A estratégia contribuiu para elevar as coberturas vacinais em diversas faixas etárias.
A secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, afirmou que “Mato Grosso do Sul tem demonstrado, com evidência e consistência, que investir em estratégias intersetoriais é o caminho para ampliar a cobertura vacinal”. Ela finalizou dizendo que “a vacinação escolar não é apenas uma ação operacional — é uma política pública que fortalece o SUS”.




Comentários