Espetáculo ‘Fronteira Guarani’ leva Brô MCs e artistas de MS para São Paulo
A música fronteiriça sul-mato-grossense, que mescla influências do Paraguai e Bolívia, chega a São Paulo com o espetáculo “Fronteira Guarani”. O show inédito no Estado será apresentado pela CAIXA Cultural São Paulo, na Praça da Sé, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, às 19h.
O espetáculo reúne artistas de Mato Grosso do Sul que compartilham uma unidade sonora, explorando um “caldeirão” musical de polca, rock, guarânia, reggae e rap em guarani.
Entre os nomes estão a pioneira Alzira E, Marina Peralta, o grupo de rap indígena Brô MCs, com origem em Dourados, e o grupo Hermanos Irmãos, que terá a participação especial do violeiro Raphael Vital.
A proposta do show é refletir a diversidade cultural da fronteira sul-mato-grossense, trazendo composições focadas em traduzir o modo de ser fronteiriço e alertar sobre a natureza ameaçada do Pantanal e do Cerrado. As letras também trazem a denúncia de violência contra os povos originários.
DIVERSIDADE MUSICAL
Alzira E, uma das pioneiras do gênero fronteiriço desde os anos 1970, teve suas canções gravadas por nomes como Ney Matogrosso, Zélia Duncan e Itamar Assumpção, tornando-se referência para novos artistas, incluindo o Hermanos Irmãos.
O Hermanos Irmãos, formado por Jerry Espíndola e Rodrigo Teixeira, é precursor do estilo “polca-rock”. O trabalho da dupla explora o ritmo ternário comum em todo o território guaranítico, unindo as culturas musicais de Brasil, Paraguai e Argentina.
Marina Peralta e o Brô MCs representam uma nova geração que traduz a fronteira guarani. Marina, com o hit “Agradece”, está em ascensão na música brasileira, acumulando milhões de acessos nas plataformas digitais.
Já o Brô MCs, o primeiro grupo de rap indígena do Brasil a cantar em sua língua nativa (guarani), é formado por Bruno Vn, Clemerson Clebs, Charlie CH, Kelvin M’baretê e DJ Jhon.
O grupo retrata a realidade indígena da fronteira, especialmente dos Guarani Kaiowá, das comunidades Jaguapiru e Bororó, em Dourados (MS), onde vivem os integrantes.
O Brô MCs já se apresentou em grandes eventos, como o Grammy Latino e a COP30, e combinou com artistas como Alok e Xamã.
Os ingressos para o show “Fronteira Guarani” são gratuitos e limitados a um por pessoa. A CAIXA Cultural São Paulo fica localizada na Praça da Sé, no Centro da capital paulista.
Fonte: Dourados News




Comentários