Novo acordo coletivo do comércio vai incentivar saúde da mulher em Dourados

Novo acordo coletivo do comércio vai incentivar saúde da mulher em Dourados

Na tarde desta quinta-feira (30), foi assinado o Acordo Coletivo 2025/2026 do comércio de Dourados, durante a Convenção Coletiva de Trabalho, com a presença de representantes do Sindicom (Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Dourados) e demais entidades do setor.

O documento define regras para o funcionamento do comércio em feriados, pontos facultativos e datas comemorativas, incluindo o tradicional período de Natal, quando as lojas permanecem abertas até mais tarde.

O acordo estabelece vigência de 1º de novembro de 2025 a 31 de outubro de 2026, com data-base da categoria em 1º de novembro. Entre os principais pontos, está o reajuste salarial de 7% para os trabalhadores do comércio, índice superior à inflação prevista para o período (5%), o que representa 2% de ganho real.

Avanço na valorização da saúde feminina

Um dos destaques do novo acordo é a ampliação da cláusula que trata da saúde da mulher.

A partir de agora, nos casos específicos de exames preventivos de câncer de mama e de colo do útero, realizados exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), será aceita pelo empregador, para fins de justificativa de ausência, a declaração de comparecimento emitida por profissional de enfermagem, devidamente identificado com nome completo e número de registro no Coren.

A colaboradora deverá informar previamente ao empregador sobre a realização do exame, para que o abono seja considerado. A justificativa será válida somente para o período correspondente ao horário em que a colaboradora esteve efetivamente em consulta ou exame, devendo constar na declaração o horário de entrada e saída do posto de saúde ou hospital onde o atendimento foi realizado.

O abono poderá ser concedido uma vez ao ano.

Essa medida representa um importante incentivo à prevenção e ao cuidado com a saúde da mulher, fortalecendo as políticas públicas de detecção precoce do câncer de mama e de colo do útero, duas das principais causas de mortalidade feminina evitável no país.

Comércio ativo no fim de ano

O presidente da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), Everaldo Leite Dias, ressaltou a importância da convenção especialmente para o período de fim de ano, marcado por uma sequência de feriados.

“Essa convenção vem bem a calhar. Ela pactua os feriados que nós estaremos trabalhando, porque o melhor período de comércio é o final do ano. Temos três feriados em novembro e três em dezembro, e a convenção garante que possamos abrir. Nada mais justo do que trabalhar nesses dias, porque o comércio de Dourados perde força quando fecha e outras cidades, como Ponta Porã, abrem”, explicou.

Everaldo destacou que o comércio poderá abrir nos feriados de 20 de novembro (Dia da Consciência Negra), 8 de dezembro (Padroeira da Cidade) e 20 de dezembro (Aniversário de Dourados).

O trabalho no feriado de 20 de dezembro será facultativo, no horário das 08h às 20h.

Além disso, as empresas dos segmentos de acessórios, autopeças, pneus, produtos agropecuários, papelaria, livraria, material elétrico e de construção que optarem por não abrir no dia 20/12/2025, poderão funcionar normalmente no dia 2 de janeiro de 2026.

Já os mercados, supermercados e hipermercados não poderão exigir o trabalho de seus empregados nos feriados de Natal (25/12/2025) e Ano Novo (01/01/2026).

Expectativa de vendas e contratações

Com o fim do ano se aproximando, a expectativa é positiva tanto para as vendas quanto para a contratação de funcionários temporários.

“O mercado hoje está empregador. Há uma demanda muito grande de mão de obra em Dourados. A Funtrab está com mais de mil vagas abertas e o comércio vem com força neste final de ano. Não estamos conseguindo completar nossos quadros, e ainda teremos uma demanda maior por causa do aumento do movimento”, observou Everaldo.

Ele também destacou que Dourados tem um comércio forte e independente. “O comércio daqui tem vida própria. Outras cidades dependem do salário do poder público, mas Dourados tem um setor de serviços muito ativo, educação, saúde, entre outros, que movimenta a economia e mantém o consumo”.

Por fim, o presidente da Aced reforçou a importância da atmosfera natalina. “Se tudo acontecer bem e a prefeitura fizer uma iluminação bonita de Natal, nós vamos receber bem o público. A cidade vai ficar linda para ser visitada e o pessoal vai consumir, tanto no setor de gastronomia quanto no comércio”.
 

Fonte: Dourados News

Comentários