Aplicativos crescem, mas táxi é o serviço de transporte mais presente em MS
Dados divulgados na sexta-feira (31/10) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que o táxi é o serviço de transporte mais presente no Mato Grosso do Sul.
As informações constam na Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) e Estaduais (Estadic), publicada pelo órgão, tendo como referência o ano passado.
A opção apresenta que dos 79 municípios do Estado, os taxistas atendem em 72. As vans aparecem em seguida, prestando serviço em 63 localidades, enquanto os mototáxis são regulamentados em 53 cidades, conforme o IBGE.
Mais recente entre os meios de locomoção, os aplicativos de transporte tiveram aumento de abrangência de 68,8%, passando para 27 municípios atendidos, contra 16 em 2020, se concentrando sempre naquelas regiões mais populosas.
Plano de transporte
Os resultados da Munic 2024 mostram ainda que em Mato Grosso do Sul, 12 municípios possuem Plano Municipal de Transporte.
Apesar do pequeno número, o percentual representa aumento de 200% em relação a 2020, quando foi lançada a primeira pesquisa do IBGE.
Na época, existiam apenas quatro com o plano.
O avanço mais expressivo ocorreu entre os municípios de 20 a 100 mil habitantes, que registraram elevação de 25,8% no número de localidades com Plano Municipal de Transportes.
Para a gerente da pesquisa Munic/Estadic, Rosane Oliveira, o resultado apresentado no Estado é abaixo daquilo que se espera para uma boa política de mobilidade urbana.
“Esse ainda é um resultado aquém do que se almeja para um bom planejamento da política de transporte, o que retrata as grandes dificuldades técnicas e financeiras enfrentadas para a elaboração do plano municipal de transporte e mobilidade urbana, sobretudo por municípios de pequeno e médio portes”, disse.
Fonte: Dourados News




Comentários