Nova edição do Bolsa Atleta e Bolsa Técnico reforça inclusão de atletas surdos e equidade de gênero

O Governo do Estado entregou os kits esportivos e ampliou o programa com a inclusão de categorias para atletas surdos e a reserva de 30% das bolsas para mulheres. O investimento total é de R$ 4,2 milhões.

Foram entregues kits esportivos aos atletas contemplados pelos programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico referentes ao ano de 2026. A cerimônia foi realizada em Campo Grande nesta segunda-feira (3).

O novo ciclo traz novidades. Elas incluem a inclusão de categorias para atletas surdos, a criação da categoria pré-olímpica e a reserva de 30% das bolsas para mulheres. O total de investimento é de R$ 4,2 milhões. O benefício será pago ao longo de 12 meses. A Fundesporte e a Setesc executam os programas.

O governador Eduardo Riedel destacou a importância da continuidade da política pública. “A cada ano que passa, o Bolsa Atleta e o Bolsa Técnico aumentam o investimento. Nós ficamos muito felizes em ver que é uma política pública contínua, séria e responsável, acrescentando a cada ano uma nova modalidade, um novo formato”, afirmou.

O secretário Marcelo Ferreira Miranda destacou o papel social do esporte. “Aqui estão selecionados os nossos principais atletas, que apresentaram importantes resultados. Faz parte de uma política pública relevante, que reconhece o mérito daqueles que participaram de campeonatos brasileiros, sul-americanos e internacionais”, disse.

Atletas de Destaque

A cerimônia contou com a presença de atletas paralímpicos de destaque. O campeão mundial e medalhista paralímpico na paracanoagem, Fernando Rufino, falou sobre o orgulho de inspirar novos talentos. “A Bolsa Paralímpica serve de inspiração para eles também, para que possam chegar a conquistar uma bolsa do Estado e alcançar o mais alto rendimento”, disse Rufino.

O campeão mundial e paralímpico, Yeltsin Jacques, ressaltou a importância do crescimento do esporte em Mato Grosso do Sul. “Hoje nós temos uma das maiores delegações de Mato Grosso do Sul, que se tornou uma das maiores potências olímpicas e paralímpicas do país. Isso, para a gente, é espetacular, sensacional”, afirmou.

Comentários