A agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira (6), na abertura da Cúpula de Líderes da COP30, é marcada por encontros com chefes de Estado europeus e pelo lançamento de uma das principais apostas do Brasil para o financiamento climático. O dia do anfitrião visa dar um tom político forte ao início das discussões que antecedem a conferência do clima.
Pela manhã, após recepcionar os chefes de delegação, Lula comanda a abertura da sessão plenária, onde os líderes discursam sobre a emergência climática.
Às 12h, o presidente tem uma reunião bilateral com o Príncipe William, herdeiro do trono britânico, e com o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer. A pauta do encontro deve focar em cooperação climática e na atração de investimentos verdes para o país.
Logo depois, Lula oferece um almoço para os líderes de países com florestas tropicais, momento em que será lançado oficialmente o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF). A iniciativa brasileira, que busca um novo modelo de financiamento para a conservação que não dependa apenas de doações, é tratada como o “carro-chefe do Brasil” no evento.
Às 15h, o presidente se encontra com o presidente da França, Emmanuel Macron, para aprofundar as parcerias ambientais entre os dois países.
Encerrando os compromissos principais do dia, Lula participa, às 16h, da primeira mesa redonda temática da cúpula, que abordará “Clima e natureza: florestas e oceanos”. O dia termina com a foto oficial e um coquetel oferecido por Lula e pela primeira-dama, Janja, às delegações.
Fonte: Jovem Pan News




Comentários