MEIs têm suporte gratuito na Praça Antônio João até sexta
O Sebrae/MS está realizando, até sexta-feira (14), entre 8h e 18h, o “Mutirão Sebrae: Fique em Dia, MEI!”, com atendimento gratuito na Praça Antônio João, em Dourados. A ação faz parte de uma iniciativa estadual que percorre seis municípios da região Sul para auxiliar microempreendedores individuais (MEIs) na formalização e regularização de pendências tributárias.
Desde o início da semana, mais de 50 atendimentos já foram realizados na cidade. A iniciativa busca auxiliar microempreendedores individuais (MEIs) com dúvidas, regularizações e orientações sobre o negócio.
Uma das pessoas atendidas nesta quarta-feira (12) foi Maria Fernanda, de 21 anos. Douradense, estudante de Educação Física e atuante na área da educação, ela procurou o Sebrae na praça para tirar dúvidas e abrir o próprio MEI, com o objetivo de atuar no segmento de cerimonial.
Foto: Clara Medeiros/Dourados News
“Então, eu e meu pai, a gente já trabalha cantando em casamentos, sempre tivemos esse sonho de abrir um cerimonial, e agora surgiu a oportunidade, e nós decidimos estar abrindo esse cerimonial com a música, né, os dois juntos”, comenta Maria.
Ela destaca que o momento é de planejamento e de buscar novos caminhos profissionais. “Ainda estou projetando tudo, organizando tudo mentalmente, e expandir, né? Expandir, seria bom”, afirma.
Sobre a importância de formalizar o negócio, Maria reforça que a abertura do MEI é um passo essencial. “Porque é mais facilidade para as notas fiscais para dar continuidade, pode dizer que é para formalizar também”, explica.
A jovem conta que a vontade de empreender nasceu das experiências em eventos organizados para amigos. “Nos cantávamos e também já organizamos casamento, aniversário no particular, pra amigos mesmo, e isso foi despertando”, lembra.
Quem também procurou atendimento foi Fátima Roque, de 60 anos, moradora de Dourados e natural de Rio Brilhante. Ela buscou o Sebrae para regularizar o MEI de uma antiga loja de cosméticos e vestuário, que está inativo há cerca de cinco anos.
Foto: Clara Medeiros/Dourados News
“Eu vim ver a minha situação, como é que está, né? Vão ver o que que tem que acertar, o que que não tem, o que fica para a gente fazer, resolver, né? Porque já faz tempo que eu não uso, então a gente tem de ver como é que está a situação. É isso”, disse Fátima.
Com o intuito de resolver as pendências, ela afirma que o primeiro passo é entender o que precisa ser feito. “Ah, não sei, né? Para a gente parcelar, renegociar não sei vou conversar primeiro, né? Vou ver o que pode resolver, né? Mas tem que resolver”, completou.
De acordo com o consultor do Sebrae, Luiz Nunes em entrevista ao Dourados News, todos os serviços voltados ao MEI estão sendo oferecidos durante o mutirão. “Todos os serviços do MEI a gente consegue oferecer. Desde quem está começando, quem está abrindo, né, quem quer formalizar. A gente faz esse procedimento, é rápido, simples, precisa trazer os documentos pessoais”, explicou.
Ele reforça que os atendimentos são gratuitos e realizados de forma simples, desde que o empreendedor leve a documentação necessária.
Foto: Clara Medeiros/Dourados News
“O que a gente precisa é que a pessoa traga os documentos, documentos pessoal e principalmente a senha do GOV, então é um processo simples que a gente consegue fazer e vamos estar atendendo aqui até sexta-feira, das 8h às 18h. Então é só vir e comparecer, esperar um pouquinho, trazer os documentos que a gente consegue auxiliar bem tranquilo”, orientou.
Segundo Luiz, o movimento tem crescido a cada dia. “O primeiro dia foi um pouco mais calmo, o pessoal estava conhecendo, mas ontem já deu um bom movimento, chegamos a atender quase 50 pessoas, e hoje acho que vai superar também. Bastante gente já está aguardando, vamos ter um bom dia de trabalho aí”, relatou.
Foto: Clara Medeiros/Dourados News
Ele destacou ainda que o principal motivo da procura é a regularização de pendências.
“Então, ainda um problema mais recorrente é o parcelamento, né? Porque às vezes a gente tem aquela contribuição do INSS e aí vai deixando, a situação vai se prolongando, né? E aí juntam vários débitos. Então, o recomendado é pegar essas situações que estão mais complicadas, fazer um parcelamento até o final do ano, porque também pode acontecer o desenquadramento”, alertou.
Luiz finaliza incentivando os empreendedores a aproveitarem a oportunidade. “A pessoa pode deixar de estar dentro do MEI. Então, se ele conseguir regularizar isso até o final do ano, já é um bom passo, já é uma boa caminhada. E começar o 2026 com o pé direito. O Sebrae está de portas abertas. Aqui na praça, essa semana, até a sexta-feira”, finaliza.
Fonte: Dourados News




Comentários