Novembro Azul é lançado em Dourados com orientações e exames à população
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, abriu nesta sexta-feira (14) a campanha Novembro Azul, que visa reforçar a prevenção, orientação e o diagnóstico precoce do câncer de próstata entre a população masculina. A mobilização engloba mutirões de exames, horários estendidos nas unidades e atividades educativas distribuídas entre os bairros.
O Dourados News esteve nesta manhã acompanhando o lançamento da campanha. O evento realizado no Posto de Assistência Médica (PAM) contou com a presença de Glaucia Neves Eberhardt Pizzuti, Márcia Cristina Pereira da Silva, o secretário de Saúde Márcio Figueiredo e o prefeito Marçal Filho (PSDB), com palestras, atividades e convites diretos ao público masculino para procurar o serviço de saúde.
Glaucia Neves Eberhardt Pizzuti, coordenadora da Rede de Doenças Crônicas, explicou que “Hoje estamos aqui para a abertura do Novembro Azul e também para fazer uma campanha alusiva ao Dia 14 de Novembro, que é o Dia Mundial de conscientização sobre o Diabetes. Todas as unidades de saúde contam com uma programação especial, várias delas com horário estendido para toda a população, mas esse mês a ênfase maior é na população masculina”.
Foto: Clara Medeiros/Dourados News
Ela ainda ressaltou: “As unidades vão ofertar todos os exames que forem necessários para fazer o diagnóstico precoce de doenças de câncer de próstata, mas também outras doenças crônicas, como diabetes. Então, as unidades têm esse mês uma programação especial”.
E acrescentou: “A gente orienta para que as pessoas procurem unidade, procurem saber qual dia vai ser o dia D da campanha para que elas possam comparecer e participar de toda a programação que vai ser desenvolvida”.
Sobre prevenção, observou: “Ainda sobre o câncer de próstata ele pode ser diagnosticado precocemente pelos sinais e sintomas que envolvem a doença, adesão a hábitos de vida saudáveis: alimentação correta, prática de exercícios físicos, não consumir álcool em excesso e evitar o tabaco são meios de prevenir não só o câncer, mas diversas doenças crônicas”.
Márcia Cristina Pereira da Silva, coordenadora da Atenção Especializada, destacou que “O Novembro Azul, esse ano tem o objetivo de trabalhar não só a prevenção do câncer de próstata, mas da saúde do homem como um todo. Então, as nossas unidades básicas de saúde estarão trabalhando algumas em períodos estendidos para atender aquele homem que trabalha”.
Foto: Clara Medeiros/Dourados News
Ela também afirmou: “O importante é que todo homem procure saber no seu bairro, na sua unidade mais próxima da sua casa, qual será o dia, qual o horário para esse atendimento, para que ele possa ir e se beneficiar do atendimento de uma forma integral, tanto na questão cardíaca, quanto renal, toda a saúde do homem em si”.
Sobre os hábitos masculinos, comentou: “Os homens procuram menos, né? As mulheres são as pessoas que mais são atendidas nas unidades de saúde. E os idosos, né? Porque o homem está no período de trabalho, de cuidar da família. Hoje em dia a gente tem muita mulher que trabalha, mas mesmo assim a mulher é mais cuidadosa”.
E reforçou: “Essa visão do homem que só vai quando está doendo ou incomodando, a gente precisa mudar isso. O homem precisa parar uma vez por ano e pensar na prevenção também. Então é preciso buscar a unidade de saúde para se informar, pois a gente tem todos os exames para a questão do cuidado integral”.
O secretário de Saúde Márcio Figueiredo explicou que “Na realidade, o mês de novembro é um mês de alusão à prevenção, principalmente com ênfase no câncer de próstata. Acontece isso todos os anos, mas as ações acontecem todos os meses e todos os dias nas unidades de saúde”.
Foto: Clara Medeiros/Dourados News
Ele explicou ainda que “Hoje nós temos bem divididos esses atendimentos. A atenção básica, que são os postos de saúde — hoje nós temos mais de 35 postos e mais de 60 equipes de saúde da família — é o lugar onde os pacientes têm que dar entrada no seu atendimento”.
Ele detalhou: “A partir do diagnóstico do médico ou do atendimento, o médico pode ou não fazer um encaminhamento do paciente para outras especialidades, tanto para a urologia quanto para a cardiologia ou endocrinologia”.
Sobre os serviços disponíveis, ele disse: “Esse atendimento acontece aqui no PAM, com várias especialidades médicas, e também em outras unidades terceirizadas que nós temos contrato”. E ainda: “Esses pacientes podem fazer exames de imagem, exames laboratoriais e, caso precise, o médico encaminha para uma cirurgia. E aí essa cirurgia acontece em ambiente hospitalar”.
Ele lembrou que a prefeitura, neste mandato de dez meses do prefeito Marçal Filho, “teve várias ações voltadas à saúde. Em particular, com o homem, nós temos várias estratégias, algumas unidades estendendo o horário, sabendo que o homem tem dificuldade no horário comercial. Estamos ampliando exames laboratoriais e de imagem para facilitar o acesso”.
E concluiu com um apelo: “A gente faz um apelo aqui, tanto da Secretaria de Saúde quanto da Prefeitura de Dourados por meio do prefeito Marçal, para que os homens procurem o atendimento. Nós temos os profissionais mais gabaritados para atendê-los e fazer os encaminhamentos”.
O prefeito Marçal Filho (PSDB) afirmou ao Dourados News sobre a realização de várias atividades no município. “Nós estamos fazendo várias atividades durante todo esse tempo e vamos encerrar o Novembro Azul com atendimentos, principalmente com conscientização. Isso é muito importante. É preciso acabar de vez com o preconceito que muitos homens têm em fazer os exames necessários para a detecção precoce do câncer de próstata”.
Foto: Clara Medeiros/Dourados News
Ele alertou: “Essa doença é muito perigosa e ninguém está imune. Qualquer homem pode ser acometido. Se ela precocemente for constatada, o tratamento é tranquilo, a pessoa vai se recuperar rapidamente. Agora, se deixar o tempo passar, pode chegar até ao óbito”.
O prefeito também reforçou: “Esse governo chama a atenção para que os homens procurem, principalmente aqueles acima de 40 anos, e façam os exames. A nossa rede de saúde disponibilizou durante todo esse mês focos de atendimento em cima disso”.
Sobre o comportamento masculino, ele avaliou: “Acredito que o homem tem essa característica de não procurar o atendimento médico. As mulheres vão constantemente ao médico, fazem o acompanhamento, e o homem não vai mesmo”.
E acrescentou: “Isso é cultural do homem não ir. Não tem desculpa. Hoje as mulheres, muitas delas, trabalham muito mais do que os homens, e elas arrumam tempo para se cuidar”. Sobre o exame de toque, ele apontou: “No caso do câncer de próstata, para além do exame de toque retal, existe também esse preconceito”.
NOS ÚLTIMOS ANOS
No município de Dourados, entre os anos de 2022 e 2025, foram diagnosticados 220 casos de câncer de próstata. Em 2022, somaram-se 68 casos; em 2023, esse número caiu para 54; já em 2024, registraram-se 92 casos — o ano com o maior total do período; em 2025, foram 6 casos até o dia 22 de outubro.
A doença atinge predominantemente a faixa etária dos 60 aos 79 anos, representando cerca de 71,4% dos diagnósticos, e 15% dos casos ocorrem em homens com 80 anos ou mais.
Em 2024, das faixas etárias de 65 a 69 anos, 70 a 74 anos e 75 a 79 anos vieram 20, 22 e 15 casos, respectivamente, totalizando 57 diagnósticos — número que já se aproxima do total de 2023.
Identificaram-se também casos raros em faixas mais jovens: um caso entre 20 e 24 anos, outro entre 45 e 49 anos em 2022, e mais um entre 50 e 54 anos em 2024. Vale destacar que o dado de 6 casos em 2025 é parcial, podendo aumentar conforme o fechamento do ano.
AÇÕES EM DOURADOS
A partir de hoje (14/11), diversas unidades de saúde de Dourados colocam em prática o cronograma da campanha Novembro Azul. A UBS Idelfonso Pedroso realizará testes rápidos de IST, aferição de pressão arterial e palestras em educação em saúde do homem, das 07h às 11h e das 13h às 17h, em parceria com a Farinheira Talita.
Foto: Clara Medeiros/Dourados News
No mesmo dia, das 08h às 12h no PAM/PASAE haverá apresentação musical, coffee break, palestras sobre retinopatia diabética e diabetes com foco em disfunção erétil, aferição de pressão, determinação de glicemia capilar e oferta de exames de USG de próstata com distribuição de água mineral.
No dia 20 de novembro, a UBS Novo Horizonte, das 13h às 21h, promove palestras sobre paternidade, masculinidade e planejamento familiar, vacinações, exames laboratoriais, atendimento odontológico e testes rápidos com a equipe ESF 16/38.
No dia 27 de novembro, a UBS CSU, das 17h às 21h, oferecerá avaliação bucal, palestras e testes rápidos (HIV, sífilis, hepatite), e no dia seguinte, (28/11), das 17h às 21h, promoverá conscientização sobre a saúde integral do homem com foco no câncer de próstata e condições masculinas prevalentes, instalação de painel informativo, intervenções educativas durante Hiperdias e grupos da unidade.
A UBS Izidro Pedroso, no dia 27 de novembro, das 17h às 21h, oferecerá prevenção do câncer de boca, atualização de vacinas, pressão arterial, glicemia capilar, orientação nutricional e fisioterápica, teste rápido para IST, consulta médica, exame de sangue (PSA), lanche e brindes.
No dia 28 de novembro, das 07h às 20h, as UBS Vila Vargas e UBS Indápolis realizarão consulta médica em saúde do homem, avaliação de pé diabético, vacinação, teste rápido para IST e atendimento odontológico.
Ainda no dia 28 de novembro, a UBS Chácara Caluás, das 17h às 21h, promoverá roda de conversa sobre mitos e verdades acerca de câncer de próstata, câncer de pênis, câncer bucal e pré-natal do parceiro, além de atualização vacinal, teste rápido para ISTs, prescrição de exames, avaliação odontológica, sorteio de brindes e lanche.
Também nesse dia, na UBS Itahum às 08h, haverá aferição de pressão, testes para ISTs e orientações em saúde do homem em parceria com a Escola/Lar Cooperativa.
E no mesmo 28 de novembro, das 08h às 12h, no prédio da Prefeitura Municipal de Dourados, a equipe PASAE/PAM fará aferição de pressão arterial, determinação de glicemia capilar, orientações sobre pé diabético, alongamento e exercício físico, distribuição de água mineral e folder orientativo sobre diabetes.
Fonte: Dourados News




Comentários