Alemanha investirá 1 bilhão de euros no TFFF, diz Marina Silva

Palestra sobre o Balanço Ético Global no âmbito do treinamento para a Realidade Climática, realizado em 16 de agosto de 2025, no Rio de Janeiro. Compondo à mesa ministra Marina Silva, Al Gore, Karenna Gore. Fotos Fernando Donasci/MMA

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou, na noite desta quarta-feira (19) que a Alemanha se comprometeu a investir 1 bilhão de euros no Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, sigla em inglês para Tropical Forests Forever Facility). O anúncio foi feito em pronunciamento a jornalistas na COP30, realizada em Belém.

“A Alemanha fez o anúncio de seu aporte da ordem de um milhão de euros”, disse a ministra. “Graças a todo o esforço que vem sendo feito e numa demonstração de que esse instrumento de financiamento globo é muito bem desenhado e muito bem estruturado”, afirmou.

O anúncio vem dois dias depois de o chanceler alemão, Friedrich Merz, criticar o evento, irritando autoridades brasileiras.

Em uma fala direcionada a empresários do setor varejista, o chanceler exaltou as qualidades da Alemanha e, para ilustrar seu ponto de vista, usou a recente viagem à capital paraense como contraponto. “Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: ‘Quem de vocês gostaria de ficar aqui?’ Ninguém levantou a mão”, relatou Merz. “Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, na noite de sexta para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos”, complementou.

O TFFF foi idealizado pelo governo brasileiro com o objetivo de mobilizar recursos internacionais para a preservação das florestas tropicais. O fundo foi apresentado pela primeira vez na COP28, em 2023, pelo diplomata André Corrêa do Lago, atual presidente da COP30, e vem sendo tratado como uma das principais bandeiras do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na busca por financiamento climático.

Fonte: Jovem Pan News

Comentários