Maior do país, delegacia da PRF em Dourados é ponto estratégico para ‘blindar’ a fronteira

O investimento de R$ 7,5 milhões visa “blindar” a fronteira e reforçar o policiamento em uma região estratégica. A nova sede, com efeito, será base para quatro unidades operacionais e conta com recursos como canil, heliponto e área tática.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inaugurou a maior delegacia da corporação no país em Dourados nesta terça-feira (25). O investimento visa fortalecer o combate ao narcotráfico e ao contrabando na região de fronteira. A nova sede, batizada de Delegacia Especializada de Fronteira, é vista pela cúpula da instituição como um “ponto estratégico” essencial.

O diretor-geral da PRF no Brasil, Antônio Fernando Souza Oliveira, destacou a prioridade no fortalecimento do policiamento. “Nós entendemos a questão estratégica da presença da PRF nessa região e a necessidade de que esse trabalho tenha o apoio da gestão central para que ele consiga ter ainda mais efetividade,” afirmou.

O prefeito de Dourados, Marçal Filho, reforçou a visão estratégica. “Dourados foi escolhida pela posição em que se encontra e pelo grande número de apreensões que a Polícia Rodoviária Federal faz aqui,” disse.

O superintendente da PRF em Mato Grosso do Sul, João Paulo Pinheiro Bueno, enfatizou o impacto direto da nova delegacia. “A delegacia de Dourados já tem um combate ao narcotráfico muito eficiente. Só nesse ano, o estado do Mato Grosso do Sul está com 251 toneladas de maconha apreendidas, 12 toneladas de cocaína,” detalhou Bueno.

O chefe da PRF em Dourados, Waldir Brasil, lembrou que o grande volume de apreensões está ligado ao fluxo de veículos pesados. O tráfico aproveita a logística do agronegócio, com a quantidade de caminhões que trafegam transportando grãos, para tentar escoar o entorpecente.

A nova estrutura servirá como base administrativa e de apoio para quatro bases operacionais: Dourados, Ponta Porã, Caarapó e Ivinhema. “A estrutura permitirá o recebimento de novos policiais de outros estados, reforçando a fiscalização, e oferecerá novos recursos como auditório, além de helipontos e canil,” afirmou Brasil.

A nova sede fica em uma área de um hectare doada pela Prefeitura de Dourados. A obra começou em março de 2024 e foi concluída no início de novembro deste ano. O investimento total foi de R$ 7,5 milhões, provenientes de emendas da bancada federal.

Com 1.220 m² de área construída, a nova delegacia contará com:

  • Setores administrativos;

  • Núcleo de inteligência;

  • Área tática;

  • Alojamentos masculino e feminino;

  • Academia e auditório para 104 pessoas;

  • Heliponto e canil.

A PRF deverá ocupar o novo prédio imediatamente.

Comentários