“Bicicletada” fará parte de documentário em prol da bike como meio de locomoção

“Bicicletada” fará parte de documentário em prol da bike como meio de locomoção

Ciclistas de Dourados voltam às ruas nesta sexta-feira (28/11) para mais uma edição da ‘Bicicletada’, iniciativa que busca dar visibilidade ao uso da bicicleta e cobrar mais segurança no trânsito. A concentração será na Praça Antônio João, a partir das 18h, com saída prevista para as 18h30.

O grupo percorrerá trechos urbanos para avaliar as condições de iluminação pública, sinalização e segurança viária para quem pedala na cidade.

Nesta edição, a atividade contará com a participação do cicloativista paranaense Douglas Oliveira, conhecido como Doug Lefort, que está percorrendo o país pelo Projeto Cicloativismo Nacional. Durante sua passagem por Dourados, ele fará fotos e vídeos da pedalada para compor um documentário e um livro sobre pessoas que se mobilizam em prol da bicicleta como meio de transporte. Outra atividade que ele realizará é uma oficina de fotografia, que vai acontecer hoje, 27/11, no Casulo Espaço de Cultura e Arte. 

Em seu site, Cicloativismo (https://www.cicloativismo.com/), Doug reúne centenas de registros fotográficos de eventos ciclísticos de várias regiões do Brasil. No seu canal do YouTube (https://www.youtube.com/@cicloativismobydoug), ele publica vídeos que mostram a diversidade do uso da bicicleta no país.

Em Dourados, Doug tem registrado o cotidiano de quem pedala. Apesar de ser uma cidade plana, com vias largas e planejadas, condições favoráveis à mobilidade ativa, a falta de ciclovias seguras e interligadas coloca os ciclistas douradenses em risco. Somente em 2025, a cidade já contabiliza mais de 200 sinistros envolvendo ciclistas, resultando em cinco mortes.

A Bicicletada desta sexta-feira é promovida pela Bicicletada Dourados, com apoio do Coletivo Bici nos Planos MS, que há quase dez anos atua na incidência política por mais infraestrutura cicloviária e segurança no trânsito do estado. A Bicicletada é um evento realizado mensalmente, para dar visibilidade à bicicleta, fortalecer a cultura do pedal urbano e reivindicar ruas mais seguras e inclusivas.

Além de ser um passeio divertido, em ritmo confortável e acessível para todos, a Bicicletada se torna um ato de mobilização social: um chamado para que o poder público invista em ciclovias, sinalização adequada, respeito no trânsito e políticas para garantir segurança aos ciclistas. Todas as pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte, como lazer ou esporte podem participar do evento. Os grupos de ciclismo também são bem vindos. 

Concentração: Praça Antônio João, às 18h.

Mais informações: @bicicletadaddos

Fonte: Dourados News

Comentários