Busca ativa escolar impulsiona permanência e melhora indicadores nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul

O Programa de Busca Ativa Escolar, que monitora a frequência diária e oferece apoio às famílias, tem impulsionado a permanência dos estudantes na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. Estratégias de acompanhamento e reintegração alcançam índices próximos e até iguais a zero.

O Programa de Busca Ativa Escolar tem impulsionado a permanência dos estudantes na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. Ações integradas de visitas domiciliares, monitoramento diário da frequência e apoio direto às famílias, com efeito, reduzem expressivamente o abandono e permitem que diversas escolas alcancem índices próximos e até iguais a zero.

Na Escola Estadual Célia Maria Naglis, em Campo Grande, o diretor-adjunto Ambrósio Lazzari explicou como a unidade conseguiu alcançar índice zero de abandono escolar. “Desde o início do ano, trabalhamos para conscientizar toda a equipe de que o estudante é o nosso maior patrimônio”, disse.

Ele mantém um controle rigoroso da frequência. Se a ausência persiste e a família não responde, a equipe se desloca até a residência. “Essa busca ativa constante, feita com responsabilidade e sensibilidade, garante que muitos alunos retornem rapidamente”, afirmou o diretor.

SBAE-MS e a Importância do Alinhamento

Entre as ações de destaque está o SBAE-MS (Sistema de Busca Ativa Escolar), desenvolvido em parceria com o MPMS. Essa metodologia busca identificar alunos com frequência irregular para promover acolhimento e reintegração, envolvendo escolas, Conselho Tutelar e a comunidade.

A coordenadora de Psicologia e Serviço Social Educacional, Paola Lopes, reforça que esse trabalho é essencial para identificar rapidamente quando um estudante começa a se afastar da escola. “Na SED, orientamos que esse acompanhamento seja humanizado e articulado, envolvendo contato imediato com a família e, se necessário, visitas domiciliares”, explicou.

Na Escola Estadual Lino Villachá, o diretor Olívio Mangolin relata a eficácia das ações. Ele conta que a estudante Josiane Cardoso Calvis, de 17 anos, foi transferida e deixou de frequentar as aulas por problemas familiares. “Fui atrás e retornamos com ela para a escola. Hoje, ela já está com as notas boas e a frequência em dia”, finalizou. Josiane confirmou que só retomou os estudos graças à insistência do diretor.

O secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, ressaltou os resultados positivos. “Conseguimos diminuir significativamente esses índices em toda a Rede Estadual, e em algumas escolas, chegamos até a zerar o percentual de abandono”, disse. O governador Eduardo Riedel destacou a importância de ampliar os investimentos na Educação para garantir não só a redução do abandono escolar, mas também a preparação dos estudantes para o mercado de trabalho.

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