Marçal assina ordem de serviço para construir maior UBS de Dourados

Marçal assina ordem de serviço para construir maior UBS de Dourados

Dourados marcou o início das celebrações de aniversário do município com a assinatura da ordem de serviço para a construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim dos Estados, um projeto que está sendo apresentado pela gestão como uma ‘virada de chave’ no padrão das obras públicas da cidade. 

Em entrevista ao Dourados News, durante a cerimônia de assinatura da ordem de serviço realizada na manhã desta segunda-feira (1/12), o prefeito Marçal Filho destacou o projeto arquitetônico como moderno e amplo, com o objetivo de elevar o conforto dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Essa será a marca da nossa administração. Essa é a primeira grande obra na área da saúde, uma UBS moderna, de uma arquitetura arrojada, para a gente acabar com essa história de que a população só merece o básico, a população merece o melhor. Não é porque é prédio público que tem que ser feio, que tem que ser apertado, que tem que ser mal estruturado. Essa vai ser a nossa marca em todas as obras que fizermos, não só na área da saúde.”  

Marçal Filho comparou a futura UBS com as unidades atuais. “Se você olhar as demais UBSs, os postos de saúde que foram construídos ao longo do tempo aqui em Dourados, são prédios feios, acanhados, que não dão o mínimo conforto para a população.”

A unidade, com mais de 400 m², será a maior em estrutura física de Dourados, conforme o Secretário de Obras Públicas, Jorge De Lucia, e terá capacidade para substituir dois postos de saúde alugados da região, a do Jardim Piratininga e Caiuás.

A mudança trará uma economia direta aos cofres municipais com o fim dos aluguéis, além de melhorar a capacidade de atendimento. “Nós vamos desativar esses dois postos, porque são muito próximos um do outro e próximos daqui. E todos os serviços aqui serão colocados. Portanto, nós teremos mais equipes de médicos, de profissionais da saúde aqui,” afirmou o prefeito.

Conforme o Secretário de Saúde, Márcio Figueiredo, a unidade será de Porte IV e está dimensionada para atender até 16 mil moradores, comportando até quatro equipes da Estratégia de Saúde da Família. 

O projeto prevê consultórios médicos, odontológicos e de enfermagem, além de espaços como brinquedoteca e sala de acolhimento. “Nosso objetivo é que cada atendimento seja mais humano e mais próximo da realidade das famílias que dependem da atenção básica,” disse Figueiredo.

A obra, orçada em R$ 4.035.800,00, com recursos federais (Novo PAC) e contrapartida municipal, está localizada no cruzamento das ruas Vereador Sinézio de Mattos e Hiran Pereira de Matos, inicia agora o período de execução e tem previsão de ser entregue em até 12 meses.
 

Fonte: Dourados News

Comentários