Celebração de Nossa Senhora de Caacupé reunirá fiéis na Praça Paraguaia

Celebração de Nossa Senhora de Caacupé reunirá fiéis na Praça Paraguaia

A tradicional Festa de Nossa Senhora de Caacupé, uma das principais manifestações de fé do povo paraguaio, será celebrada entre os dias 5 e 8 de dezembro em Dourados. 

O evento ocorrerá na Praça Paraguaia, localizada na Rua Monte Castelo, 900, no Jardim Independência, reunindo devotos, descendentes e admiradores da cultura do Paraguai.

A programação tem início nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, todos os dias às 18h, com o Tríduo em preparação ao Dia da Padroeira.

Já na noite do dia 7, a partir das 19h, será realizada a tradicional venda de comidas típicas, como chipa, sopa paraguaia e pastéis, além da Serenata para Nossa Senhora de Caacupé, momento marcante da celebração.

Segundo o diretor cultural da Associação da Colônia Paraguaia de Dourados, Elizeu Cristaldo, a serenata é uma prática enraizada na cultura do Paraguai e, por isso, mantida também em Dourados.

“Como é tradição no Paraguai fazer a serenata à Virgem, aqui também fazemos. Convidamos músicos paraguaios, descendentes e outras pessoas que se dispõem a tocar e cantar. A capela fica aberta para visitação, o público presta sua devoção e participa dessa vigília, aguardando o dia da festa”, explicou.

O ponto alto da programação será no dia 8 de dezembro, às 9h, com a Missa Campal celebrada pelos religiosos Padre Teodoro Benítez e Frei Areide, pároco da Igreja São José Operário. 

Padre Teodoro, embora paraguaio, foi ordenado em Dourados e mantém uma trajetória marcada pela proximidade com as colônias paraguaias da região. “Ele tem uma história muito bonita com as comunidades paraguaias não só de Dourados, mas também de cidades como Rio Brilhante, Caarapó, Itaporã e Maracaju”, destacou Elizeu.

A festividade acontece porque Dourados abriga um grande número de paraguaios e descendentes, que mantêm viva a devoção à Virgem de Caacupé, considerada a padroeira espiritual do Paraguai. 

 

Fonte: Dourados News

Comentários