MP Social e Leilodom homenageiam parceiros e prestam contas de doações às entidades
O auditório da Unigran foi palco nesta quinta-feira (4) de um evento de reconhecimento promovido pelo MP Social (Ministério Público Social) em parceria com a associação beneficente Leilodom.
O encontro reuniu colaboradores, empresários, voluntários e representantes de entidades assistidas, os “Amigos do MP Social”, que receberam homenagens por suas contribuições às causas sociais de Dourados. O evento também serviu para realizar a prestação de contas do que foi arrecadado no ano.
A iniciativa marca a consolidação da parceria entre o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) e a Leilodom, que atua há 21 anos na cidade com seu tradicional leilão beneficente anual.
O principal diferencial deste trabalho conjunto é a fiscalização e acompanhamento do MP em todo o processo de doação, garantindo que os recursos cheguem de fato às instituições e sejam bem empregados, oferecendo maior segurança e credibilidade aos doadores.
Fiscalização e transparência
Os promotores de justiça que fazem parte da diretoria do MP Social ressaltaram o papel da instituição como um elo de confiança.
“O MP Social foi criado em 2019 para ser um elo entre empresários e comerciantes que queriam ajudar instituições e tinham receio de que esse dinheiro não fosse bem empregado,” explicou o promotor Eduardo Fonticielha de Rose ao Dourados News.
Segundo ele, o receio da corrupção é grande, e o Ministério Público cumpre o papel de fiscalizar desde a compra até a entrega e instalação de bens adquiridos com as doações, como exemplificado por ele com a instalação de placas solares em uma instituição.
“A gente notou é que muitas pessoas queriam ajudar as instituições, mas tinham receio de o dinheiro ser desviado. Então, a partir desse trabalho do Ministério Público, a gente viu que muita gente colaborou e as instituições foram beneficiadas,” completou Eduardo.
O promotor Ricardo Rotunno classificou o evento como a “coroação de todo um ano de trabalho” e destacou que o MP Social faz a ponte entre quem tem a vocação de ajudar e as entidades que mais precisam.
“Para nós, hoje é um dia muito importante para fazer esse reconhecimento a todas as empresas, pessoas físicas, enfim, todos aqueles que, de uma maneira ou outra ajudaram e muito a contribuir para que essas entidades, que muito precisam aqui em Dourados, tenham um pouco mais de auxílio,” afirmou Ricardo ao Dourados News.
Neste ano, o MP Social conta com 27 entidades cadastradas, com previsão de destinação de cerca de R$ 200 mil em recursos pulverizados para auxiliar suas atividades.
A presidente da Leilodom, Edilma Spolador Neuls, enfatizou como a parceria com o MP Social fortaleceu a entidade.
“A importância é que essa parceria aumentou ainda mais a credibilidade do Leilodom. Abriu caminhos para que ficasse ainda mais conhecida e aumentasse, lógico, a nossa credibilidade, passando confiança para os patrocinadores, porque é feito claramente a prestação de conta,” disse Edilma.
Entidades beneficiadas e o impacto social
Uma das entidades beneficiadas pela parceria é a Ação Familiar Cristã, que atende em média crianças e adolescentes da comunidade, oferecendo serviços vitais.
A Ação Familiar Cristã foca em fortalecer vínculos e oferece oito oficinas aos jovens, incluindo Caratê, Capoeira, Violão, Teclado, Coral, Artes Manuais, Artes em Reciclagem e Oficina de Planificação, atendendo em média 120 crianças e adolescentes.
Maria de Lourdes, representante da instituição, destacou que a colaboração com o MP Social e a Leilodom já é o segundo ano consecutivo.
“É muito importante essa parceria. O ano passado a gente recebeu dois bebedouros e esse ano mais aquisição de material permanente,” informou Maria de Lourdes.
Reconhecimento ao Dourados News
Durante o evento, o jornal Dourados News foi um dos veículos de comunicação homenageado por sua importante parceria na divulgação das ações sociais do MP Social e Leilodom.
A diretora do jornal, Andreia Medeiros, recebeu um certificado de agradecimento pela contribuição em levar a transparência e o trabalho das entidades a sociedade.
Fonte: Dourados News




Comentários