PMMS inicia Operação Boas Festas 2025 com reforço de 40% no policiamento em todo o Estado

A Polícia Militar iniciou nesta quarta-feira (3) a Operação Boas Festas. O objetivo é reforçar o policiamento em todas as áreas urbanas, rurais e turísticas do Estado até 4 de janeiro. O efetivo na Capital, com efeito, terá um aumento de até 40% para garantir a segurança durante o período de festas.

A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul deu início à Operação Boas Festas 2025 nesta quarta-feira (3). A ação, que segue até 4 de janeiro, reforça o policiamento para garantir mais segurança à população durante o período de compras, eventos e circulação intensa típica do final de ano.

O lançamento reuniu autoridades civis e militares. Ele marcou o início das atividades reforçadas em todos os 79 municípios do Estado, abrangendo áreas urbanas, rurais, regiões turísticas e corredores comerciais.

Representando o comandante-geral da PMMS, coronel Renato dos Anjos Garnes, o chefe do Estado-Maior, coronel Nivaldo de Pádua Mello, reforçou que a operação amplia o policiamento em todo o Estado. “Estamos reforçando o policiamento em todo o Estado, inclusive nos ranchos e propriedades rurais, muito procurados neste período de festas”, explicou. Ele destacou, além disso, o aumento de 30% a 40% no efetivo em cidades estratégicas.

Reforço na Capital e Trânsito

Segundo o comandante do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), coronel Emerson de Almeida, somente na Capital haverá um aumento de aproximadamente 40% no efetivo empregado. O planejamento contempla diversas modalidades operacionais: patrulhamento motorizado e a pé, apoio de unidades especializadas como a Cavalaria e o uso de aeronave para monitoramento aéreo.

Entre os crimes mais sensíveis deste período, a PMMS destaca o combate ao roubo e furto. O coronel Emerson lembrou que houve uma redução de 22% nos crimes de roubo este ano.

O trânsito também será alvo de fiscalização reforçada. O uso de bebida alcoólica associado à direção é um dos principais pontos de atenção. “Estamos reforçando o policiamento de trânsito para alertar os motoristas e evitar acidentes”, afirmou o coronel.

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança da região do Anhanduizinho, Irwing Ferreira, destacou que “a aproximação entre a comunidade e as forças de segurança tem sido essencial”.

Comentários