Previsão de chuva intensa e ventos de até 60 km/h coloca Dourados em estado de atenção
Dourados está sob alerta de tempestade até a manhã desta segunda-feira (8). O aviso, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) às 10h05 deste domingo (7), classifica a situação como de “perigo potencial”, indicando possibilidade de chuva intensa e ventos fortes no município e região.
De acordo com o órgão, são esperadas precipitações entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao longo do dia, acompanhadas de rajadas de vento variando de 40 a 60 km/h. Há baixo, mas existente, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos pontuais e descargas elétricas.
O Inmet orienta a população a evitar se abrigar debaixo de árvores em caso de ventania, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, e a não estacionar veículos próximos a placas, outdoors ou torres de transmissão. Também recomenda evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante o período da instabilidade.
Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
A previsão do tempo indica que as instabilidades devem persistir nos próximos dias. Para segunda-feira (8), a expectativa é de temperatura entre 23°C e 29°C, com muitas nuvens e pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas isoladas. Na terça-feira (9), os termômetros devem variar de 21°C a 31°C, ainda com chuva e trovoadas. Já na quarta-feira (10), a mínima prevista é de 20°C e a máxima de 33°C, com céu nublado ao longo do dia.
Segundo dados do Guia Clima da Embrapa, Dourados registrou neste domingo máxima de 33,7°C às 12h39 e mínima de 22,9°C às 3h02. Por volta das 13h15, a cidade marcava 33°C, mas com sensação térmica de 36,3°C.
Fonte: Dourados News




Comentários