Novo centro de triagem em Três Lagoas fortalece a preservação ambiental e rede de atendimento aos animais silvestres

A estrutura, inédita na região e com investimento de R$ 1,7 milhão, será um ponto de resgate e atendimento emergencial para animais feridos no ‘corredor ecológico’. A unidade funcionará como triagem para desafogar o CRAS de Campo Grande.

O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) inaugura nesta quinta-feira (11) em Três Lagoas o Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres). A estrutura, inédita na região, é resultado de mais de dez anos de monitoramento e articulação com empresas locais. A unidade nasce como resposta direta à necessidade de atendimento em um verdadeiro ‘corredor ecológico’ com vasta vegetação nativa e matas ciliares.

Até então, animais silvestres feridos na região eram encaminhados ao CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) em Campo Grande, o que sobrecarregava a unidade da Capital. O Cetas de Três Lagoas será dedicado ao resgate, atendimento emergencial e triagem dos animais, enviando ao CRAS apenas os casos mais graves.

O projeto do Cetas foi discutido com as principais empresas da região, que garantiram o investimento de cerca de R$ 1,7 milhão para a conclusão da obra e compra de materiais. Entre as empresas parceiras estão Suzano, Eldorado, Cargill, Curtume Três Lagoas, International Paper, e Arauco.

O Cetas foi projetado com layout técnico para manejo e permanência temporária dos animais, cumprindo padrões rigorosos de segurança sanitária e bem-estar. O Imasul forneceu integralmente itens como:

  • Mobiliário e equipamentos diversos.

  • Climatização, geladeira e bebedouro.

  • Veículo para oferecer plena funcionalidade ao trabalho.

A unidade reforça o compromisso conjunto entre Poder Público e setor produtivo com a conservação da biodiversidade e o fortalecimento da política ambiental regional.

Comentários