União de forças e investimentos transformam MS em um Estado mais forte e competitivo

O PIB de Mato Grosso do Sul cresceu 13,4% em 2023, e 40 mil pessoas saíram da pobreza, o que levou o Estado a registrar a terceira menor taxa de pobreza do país. O Secretário Walter Carneiro Junior credita os resultados à diversificação econômica, aos investimentos em infraestrutura e à redução da taxa de desocupação para o menor nível desde 2012.

Mato Grosso do Sul vem se destacando nacionalmente por seus resultados positivos na gestão pública. Com um crescimento de 13,4% do PIB em 2023 e redução significativa da extrema pobreza, o secretário de Estado da Casa Civil, Walter Carneiro Junior, destaca que os avanços refletem uma estratégia baseada na diversificação econômica e no aumento dos investimentos estaduais.

Segundo o secretário, as ações incluem a execução de obras estruturantes, como asfalto e saneamento básico, além da evolução contínua dos indicadores da Educação.

“A população quer cidades bonitas, bem cuidadas, limpas e organizadas. Não tenho dúvida de que, nos próximos dois anos, essa realidade vai avançar ainda mais. Isso impacta o convívio, a autoestima e a qualidade de vida do sul-mato-grossense.”

A Síntese de Indicadores Sociais 2025 (IBGE) mostra que 40 mil pessoas saíram da pobreza entre 2023 e 2024, colocando o Estado entre os que mais reduziram o indicador e garantindo a terceira menor taxa de pobreza do país.

No mercado de trabalho, a desocupação caiu de 4,7% para 3,9%, o menor nível desde 2012.

  • “Ao ampliar a matriz econômica, criamos oportunidades reais de emprego. Hoje, MS está no topo nacional em desocupação e no segundo lugar em competitividade do mercado de trabalho”, reforça Walter.

Walter Carneiro Júnior conclui que os avanços são resultado direto da integração entre o Governo do Estado, municípios e Poderes. “Mantemos parceria sólida com prefeituras, Assembleia Legislativa e bancada federal. Essa união garante a execução dos programas e o desenvolvimento dos municípios”, finaliza.

Comentários