Após temporal com ventos acima de 40km/h, Dourados segue em alerta de tempestade
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um aviso de tempestade com perigo potencial, pelo período de 24h, começando a partir das 10h de hoje (13). O alerta inclui a região de Dourados que já vem contabilizando estragos, especialmente devido à queda de árvores.
A possibilidade é de chuvas de até 50 milímetros, ventos entre 40 e 60 km/h e até queda de granizo. Ainda segundo o instituto, existe “baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos”. Já os termômetros devem ficar entre 23°C de mínima e 30°C de máxima hoje, e entre 22°C e 35°C amanhã.
A orientação do Inmet em caso de rajadas de vento, é não se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. É importante também não usar aparelhos eletrônicos ligados na tomada.
Dourados tem registrado chuva desde ontem. Neste sábado (14/12), até o momento foram 27.4 milímetros, por um período de 1h12, segundo dados da Estação Meteorológica da Embrapa Agropecuária Oeste.
ESTRAGOS
A chuva começou ontem (12), quando acumulou 42.5 milímetros durante 2h44. Os ventos chegaram a 43,2 km/h às 14h16, classificados em categoria ‘muito forte’, pela Embrapa.
Somente a Defesa Civil atendeu 19 chamados de quedas de árvores durante o vendaval, sendo duas delas em cima de veículos que estavam estacionados. Os bairros mais atingidos foram as Vilas Progresso e Vila Industrial, e os Jardins Paulista, Clímax, Santo André, Água Boa, Terra Roxa e Flor de Maio.
O BNH 4º Plano também foi atingido, sendo que nesse bairro uma casa ficou destelhada. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Johnes Santana, o caso foi pontual, devido a questões estruturais do próprio imóvel.
O Corpo de Bombeiros e a Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) também receberam registros de ocorrências.
Fonte: Dourados News




Comentários