Para ajudar crianças a nomear e entender emoções, ‘emocionário” será lançado hoje em Dourados
Um novo material lúdico e terapêutico criado no Mato Grosso do Sul pelo artista visual José de La Calle pretende ajudar crianças a reconhecer e expressar melhor suas emoções. O “Emocionário da Capivarinha Pantaneira – Cartas Para o que Sinto”, reúne cartas ilustradas e acesso digital com audiodescrição e conta com a figura carismática da “Capivarinha Pantaneira” para acompanhar as
crianças em um processo de aprendizado emocional acessível, divertido e inclusivo.
José é ilustrador, tatuador, designer de moda e empresário. Seu mergulho no mundo artístico começou durante os primeiros anos de sua graduação em Arquitetura e Urbanismo, em Dourados, para onde se mudou em 2010. Natural de Ponta Porã, cidade localizada na fronteira seca com o Paraguai, José sempre esteve imerso no pluralismo cultural e na riqueza de influências dessa região única.
Em alguns trabalhos, colaborou com a marca Sony Pictures e também empresas de vestuário como a empresa californiana Rip n Dip e a brasileira Reserva.
As cartas apresentam a Capivarinha Pantaneira em situações comuns do cotidiano infantil. Cada uma trabalha uma emoção específica como alegria, tristeza, medo ou raiva e também sentimentos derivados, como frustração, ansiedade e empatia. A ideia é que as crianças se identifiquem com as cenas e aprendam, pouco a pouco, a nomear o que sentem e lidar com essas sensações
de maneira saudável.
Esse projeto surgiu do olhar do artista para um cenário importante: o bem emocional das crianças; e a preocupação de famílias, escolas e profissionais da saúde. Em tempos de rotinas aceleradas e desafios sociais, muitas crianças têm dificuldade para expressar o que sentem. O emocionário funciona como uma ferramenta simples, visual e divertida, que aproxima as crianças de sua vida
emocional e facilita a conversa com adultos responsáveis.
Os objetivos dessa iniciativa incluem: ampliar o vocabulário emocional, estimular empatia, fortalecer a autoconsciência e ensinar estratégias de autorregulação; competências essenciais para o desenvolvimento humano. Segundo José, a proposta é oferecer um recurso prático que possa ser usado tanto em casa quanto em espaços educativos.
O lançamento do Emocionário da Capivarinha Pantaneira – Cartas para o que sinto, acontece dia 13/12/2025, sábado, a partir da 14:00 na Companhia de Livros, sediada no Endereço: Av. Weimar Gonçalves Torres, 2072.
GRATUITO
O artista também oferecerá uma Oficina de Ilustração da Capivarinha Pantaneira; que acontecerá dia 19/12/2025, às 15:00 na Casa Amarela do Parque dos Ipês!
LIVRE PARA TODOS OS PÚBLICOS
A expectativa é que o Emocionário da Capivarinha Pantaneira contribua diretamente para o bem-estar infantil, criando um ambiente mais acolhedor para que as crianças entendam e expressem suas emoções desde cedo.
Acompanhe todas as informações do projeto pelo instagram: @capivarinhapantaneira
O Texto e Ilustração é feito por José Joglemir Pereira Filho(José de La Calle), com estrutura e metodologia desenvolvidas por Restaura Diálogos – Muriel Magalhães.
Produção executiva por Stheffany Castelli e Desenvolvimento do aplicativo e acessibilidade por Estúdio Jabuti. Esse projeto é Incentivado pelo Fundo Municipal de Investimento à Produção Artística e Cultural de Dourados – FIP/2024.
Fonte: Dourados News




Comentários