UEMS e Moçambique realizam Simpósio de Agricultura Sustentável

UEMS e Moçambique realizam Simpósio de Agricultura Sustentável

Uma importante colaboração internacional entre a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), por meio do PGAC (Programa de Pós-Graduação em Agronomia: Sustentabilidade na Agricultura) da Unidade de Cassilândia, e o ISPG (Instituto Superior Politécnico de Gaza), em Chokwé, Moçambique, resultou na realização do I Simpósio Internacional de Agricultura Sustentável.

A parceria teve início em agosto de 2025, com a chegada do Mestrando Alexandre Vasco Mariano Muguerrima, do ISPG, à UEMS, onde está sob a orientação do professor Sérgio Roberto Rodrigues. A ideia do simpósio surgiu durante reuniões entre o Mestrando e o Coordenador do PGAC.

Realizado no dia 09 de novembro de 2025, o Simpósio contou com a participação de autoridades e especialistas de ambas as instituições e de outros órgãos de pesquisa.

Participações e Palestra Central

Imagem da notícia UEMSO evento teve a presença dos professores, Vinícius de Oliveira Ribeiro (Pró-Reitor PROPPI/UEMS), Mário Tauzene Afonso Matangue (Diretor Geral/ISPG), Edilson Costa (Coordenador do PGAC/UEMS), Lateiro Salvador de Sousa (Diretor Geral Adjunto para Assuntos Académicos/ISPG), e o docente do PGAC, Sérgio Roberto Rodrigues.

Sérgio Rodrigues ministrou a palestra central com o tema: “Biologia e morfologia de Scarabaeidae (Coleoptera) pragas agrícolas”.

Participaram do Simpósio também a Eng. Farencelia Grandeth Cabo, representante do International Rice Research Institute (IRRI), e o Eng. Sergio Canjor Silva Nacodoa, do Instituto Nacional de Investigação Agraria de Moçambique (IIAM), reforçando o caráter internacional e a relevância da discussão sobre sustentabilidade.

Apoio e Transmissão

A realização do I Simpósio Internacional de Agricultura Sustentável contou com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPi/UEMS) e da Equipe do Cerimonial da UEMS. Foi transmitido ao vivo pelo canal oficial da UEMS no YouTube, permitindo ampla participação da comunidade acadêmica e do público interessado.

Fonte: Dourados News

Comentários