Domingo, 15 de Fevereiro de 2026
Menu
DESTAQUES

Acidentes com escorpiões aumentam em Dourados e CCZ faz alerta à população

15/12/2025 às 08:26
3 min de leitura

Anuncie Aqui

A cidade registrou 331 casos até novembro de 2025, tornando-se a terceira do Estado com mais ocorrências. A subnotificação é uma preocupação, e o CCZ alerta para a necessidade de denúncia e de cuidados rotineiros, como limpeza de imóveis e eliminação de entulhos.

Os casos de acidentes com escorpiões aumentaram 65% em Dourados em 2025, na comparação com todo o ano passado. A cidade registrou 331 acidentes com escorpiões até novembro deste ano, enquanto em 2024 foram 201 casos. Dourados é a terceira do Estado que mais registra ocorrências, atrás apenas de Três Lagoas (656 casos) e Campo Grande (1.779 casos).

Em todo Mato Grosso do Sul, foram 5.551 acidentes até novembro, uma alta de 14,7%. Os escorpiões são os animais peçonhentos com maior quantidade de acidentes no Estado, representando 78,3% do total.

📉 O Perigo da Subnotificação

Enquanto os acidentes aumentam, a quantidade de solicitações de serviços ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Dourados diminuiu 4,5% em 2025.

“A subnotificação esconde situações reais que acontecem silenciosamente, tendo em vista a desinformação, negligência e desconhecimento de munícipes sobre a necessidade de informar a ocorrência de um escorpião ao CCZ,” explica o biólogo Jalmir da Silva Ferreira Junior.

O biólogo complementa que a proliferação está associada à ausência de ações preventivas individuais, principalmente em imóveis vazios urbanos, devido à rápida expansão imobiliária, e ao acúmulo de criadouros.

🧹 Prevenção e Denúncia

Os escorpiões estão presentes onde há condições de proliferação de seu alimento, principalmente baratas, além de ambientes úmidos e escuros.

O CCZ reforça a importância dos cuidados de rotina:

  • Manter imóveis limpos, livres de entulhos, folhagens secas, madeira e lixo.

  • Lacrar fossas sépticas e caixas de gordura.

  • Manter ralos fechados, e usar soleiras nas portas e telas em janelas.

O CCZ pode ser contatado para denúncias de imóveis irregulares (onde há condições de criadouro) de forma anônima pelo (67) 2222-2074 (Ligação e WhatsApp).

⚠️ Risco Maior para Crianças

A espécie predominante em Dourados é a Tityus confluens. No entanto, o escorpião-amarelo (Tityus serrulatus) é a espécie envolvida na maioria dos casos de morte.

Entre os 33 casos considerados graves em MS, registrados entre 2020 e 2025, pelo menos 60% vitimaram crianças menores de dez anos.

“Normalmente afetam mais crianças, pois essas possuem biomassa menor o que favorece a maior concentração do veneno,” explica o biólogo.

A maior atividade desses animais é entre os meses de setembro a março, devido à temperatura elevada. Em caso de acidente, a orientação é lavar o local da picada com água e sabão e procurar imediatamente a unidade de pronto atendimento do SUS mais próxima. O soro antiescorpiônico está disponível somente na rede pública.

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias