Inaugurado, Hospital Regional de Dourados projeta mais de mil cirurgias mensais

Inaugurado, Hospital Regional de Dourados projeta mais de mil cirurgias mensais

Foi inaugurado neste sábado, 20 de dezembro, o Hospital Regional de Dourados, data que coincide com o aniversário de 90 anos do município.

A nova unidade de saúde foi apresentada com foco no atendimento de média e alta complexidade para a macrorregião que abrange 34 municípios do Cone Sul. 

A capacidade operacional prevista é de mais de 1.060 cirurgias eletivas por mês.

Modelo de Gestão e Monitoramento

Durante a entrega da obra, o governador Eduardo Riedel afirmou na coletiva de imprensa que o hospital seguirá o padrão de gestão já implementado em outras unidades do estado, focado no acompanhamento de produtividade por parte da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

“Desde o hospital de Ponta Porã, onde a gente começou a trabalhar dessa maneira, a gente tem visto e acompanhado os resultados. O doutor Mozart estava falando aqui com muita propriedade, o grande desafio nosso para esse modelo é a capacidade de monitoramento, de checar produtividade, de eficiência. Isso a Secretaria de Saúde tem muito bem estruturado”, declarou Riedel.

Financiamento e Residência Médica

Hospital começa a atender cirurgias eletivas – Foto: Clara Medeiros/Dourados News

O governo federal, representado pelo Secretário de Atenção Especializada à Saúde, Mozart Julio Tabosa Sales, confirmou que o repasse de recursos para o custeio da unidade deve ser iniciado em janeiro.

O secretário ressaltou a importância do financiamento contínuo para manter a estrutura em funcionamento.

“Esse hospital aqui é belíssimo, eu comparo assim como se fosse uma Ferrari, e a Ferrari não pode andar com o freio de mão puxado. Com gasolina de baixa qualidade, e isso é custeio. O hospital custa por ano, o hospital desse de alta complexidade, ele custa para funcionar o preço que ele custou para ser construído e equipado”, explicou Mozart Sales.

O secretário anunciou ainda o financiamento de bolsas de residência nas áreas de cardiologia, ortopedia e anestesiologia, visando consolidar a unidade como um polo de formação de profissionais para a região.

Fluxo de Atendimento por Regulação

O Secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, esclareceu que a unidade funcionará exclusivamente via regulação, o que significa que não haverá atendimento por demanda espontânea (porta aberta).

“Ele não atende uma demanda espontânea. O paciente sozinho não deve vir aqui sem que ele tenha procurado primeiro uma unidade de pronto atendimento ou pronto atendimento do Hospital da Vida. E aí ele será regulado para esse pronto atendimento do Hospital para o seu atendimento. Não é porta fechada, ele é um hospital regulado”, detalhou Simões.

De acordo com o secretário, o objetivo é absorver a demanda reprimida da fila de regulação da macrorregião, utilizando critérios de triagem e gravidade.

Simões também abordou a relação da nova estrutura com o Hospital da Vida, unidade que concentra as urgências do município.

“Este hospital está pronto para ajudar o município de Dourados, o Hospital da Vida, a atender a urgência e emergência. A questão é, o paciente receberá o primeiro atendimento no Hospital da Vida, que é um hospital, inclusive, central no município de Dourados, e na medida da necessidade ele é regulado para esse hospital, onde terá o seu tratamento definitivo”, detalhou Simões.

A diretora do hospital, Andréia Alcântara, confirmou que o atendimento regulado começa neste domingo (21). Ela destacou as áreas de ortopedia e cirurgia geral como as principais demandas iniciais.

“Nós temos já uma expectativa e capacidade técnica para atender mais de 1.060 cirurgias eletivas por mês. Abrimos o hospital com todos os leitos em funcionamento, o hospital que será aporte não somente para a cidade de Dourados, mas para também todos os municípios do Cone Sul”, informou Andréia Alcântara.

A diretora também forneceu o prazo para a conclusão das obras remanescentes da unidade. “A expectativa de término de obras é para que aconteça no mês de abril e maio. E aí serão mais 92 leitos ao serviço da população”, afirmou. 

Fonte: Dourados News

Comentários