No Advento, mãe atípica elabora calendário lúdico para ensinar à filha significado do Natal
“A Alana é neurodivergente. Falar de Deus para ela, é um pouco mais difícil, por se tratar de algo muito abstrato, para ela é tudo muito ‘preto no branco’. Por exemplo: se eu digo que Deus criou o mundo, ela logo pergunta ‘quem criou Deus e cadê ele?’”, explica Jéssica Brasileiro Mantarraia, 35 anos, mãe de Alana Mantarraia Martins, de cinco anos de idade. Para mostrar à filha como ela vê o verdadeiro significado do Natal segundo sua religião, a mãe encontrou no Calendário do Advento uma forma lúdica de trazer ensinamentos.
“Sinto que estou tentando ensinar o caminho do bem, apresentando a ela as obras divinas, mas, ao mesmo tempo, sem empurrar de goela abaixo. Quero que ela entenda o amor, para sempre transmitir esse mesmo amor. Acho que tudo que é muito forçado, não é bom. Por isso, pensei em fazer dessa forma, de um jeito divertido”, complementa.
O Advento é um período litúrgico de espera e preparação dos cristãos para o Natal, com o rito próprio praticado nas igrejas. Jéssica que é católica, aproveitou esse momento para contar 24 histórias bíblicas ao longo deste mês de dezembro à Alana. Para isso, fez uma adaptação, escolhendo ela mesma as passagens mais conhecidas do Velho e do início do Novo Testamento, que retratassem da criação do mundo até o nascimento de Jesus.
Cada passagem é descrita em um lembrete, acompanhado de uma tarefa para a Alana cumprir no dia e uma lembrança. “Coloquei todos os presentes em sacolinhas e pendurei com fitilhos na janela do quarto dela, até mesmo para ela aprender a esperar, algo que é muito difícil de trabalhar com ela. Mas, agora ela já acostumou que se abre um por dia”, complementa a mãe da menina com TEA (Transtorno do Espectro Autista) Nível 1 de Suporte e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade).
Sacolinhas com passagens bíblicas, tarefas e brinquedos foram penduradas na janela do quarto da Alana – Foto: Clara Medeiros/Dourados News
“Todos os dias abrimos uma sacolinha, faço a recapitulação das histórias anteriores. Depois leio o que está escrito para o dia mais como um lembrete, sempre conto a história mais completa numa conversa com ela. Por exemplo, sobre a Arca de Noé contei de uma forma mais lúdica e, mesmo assim, vi no olhar dela intrigado de que não caberia todos os animais dentro do barco, mas pelo menos agora ela conhece o básico sobre o assunto, só não sei se crê”, conta a mãe aos risos, demonstrando a leveza que busca para respeitar a forma que a filha vê o mundo.
Depois de conhecer a história do dia, Alana faz as tarefas que vão desde arrumar a árvore de Natal, separar brinquedos para doação ou até assistir um filme natalino ao lado da mãe, e só depois disso recebe o presente. Jéssica buscou lembranças simples, mas dentro do que Alana gosta, como brinquedos, animais em miniatura 3D, batom, presilhas com mechas de cabelo colorido, livros infantis, entre outros. “Falo para ela que só vai abrir o presentinho se realizar a atividade e se prestar bastante atenção na história”, explica.
Alana recebe brinquedos, como os animais em miniatura 3D, após ouvir a história e realizar a tarefa do dia – Foto: Clara Medeiros/Dourados News
O Calendário montado pela mãe, é uma inspiração dos feitos por grandes marcas que elaboram ‘presentes surpresa’ para o período do Advento. “Essa cultura comercial dos presentes sempre me conquistou, mas nunca comprei. Essa é a primeira vez que faço, porque tive essa vontade justamente de trabalhar esse lado mais espiritual com a Alana”, explica.
Essa atividade no fim, é especialmente uma forma da mãe mostrar o aspecto religioso do Natal, para além da troca de presentes e símbolos comerciais. “A Alana pede e confia muito em Papai Noel, e eu tenho ensinado agora que o Papai Noel é um ‘empregado’ do Papai do Céu, que ele só faz o que o Papai do Céu manda. Então, ela precisa orar e conversar sempre com o Papai do Céu para pedir e agradecer, e só assim o Papai Noel traz o presente”, relata. Toda essa brincadeira vai até o dia 24 de dezembro, quando Alana vai conhecer a história sobre o nascimento de Jesus.
Mãe conta para a filha histórias bíblicas de forma lúdica – Foto: Clara Medeiros / Dourados News
Fonte: Dourados News




Comentários