O papa Leão XIV deu início na tarde desta quarta-feira (24) à sua primeira missa de Natal à frente da Igreja Católica. A Missa da Noite pela Solenidade do Natal do Senhor começou por volta das 17h35 (horário de Brasília), na Basílica de São Pedro, no Vaticano, marcando o primeiro Natal do pontífice desde o início de seu papado.
A celebração conta com a participação simbólica de dez crianças da Coreia do Sul, Índia, Moçambique, Paraguai, Polônia e Ucrânia. Com flores nas mãos, elas acompanharam o papa na procissão até o presépio montado na Basílica, em um gesto que reforça a mensagem de paz e fraternidade defendida por Leão XIV desde sua eleição.
Antes do início das celebrações natalinas, o papa voltou a fazer um apelo por um dia de trégua global no Natal. Ele pediu às “pessoas de boa vontade” que, ao menos na data do nascimento de Cristo, haja um esforço concreto pela paz, que definiu como “desarmada e desarmante”.
Eleito em 8 de maio deste ano, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 70 anos, tornou-se o 267º papa da Igreja Católica e o primeiro dos Estados Unidos a ocupar o cargo. Com o nome de Leão XIV, sucede o papa Francisco e está há cerca de sete meses no comando do Vaticano.
A programação de Natal segue nesta quinta-feira (25), com a missa do dia na Basílica de São Pedro, pela manhã, seguida da tradicional bênção “Urbi et Orbi”, concedida do balcão central. A agenda do pontífice inclui ainda orações do Angelus, celebrações litúrgicas ao longo do fim de ano e, em janeiro, a missa pelo Dia Mundial da Paz.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Fonte: Jovem Pan News




Comentários