Situação humanitária em Gaza continua ‘catastrófica’, afirmam dez países em declaração conjunta

Uma mulher palestina deslocada segura uma criança ao lado de tendas e abrigos improvisados, enquanto a região enfrenta condições climáticas frias de inverno no campo de refugiados de Al-Mawasi, no sul da Faixa de Gaza, em 29 de dezembro de 2025. Iniciado em outubro, um frágil cessar-fogo interrompeu até agora dois anos de guerra entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza, apesar de ambos os lados trocarem acusações de violações da trégua.

Os ministros das Relações Exteriores de dez países expressaram, nesta terça-feira (30), sua “grave preocupação” com a “nova deterioração da situação humanitária” na Faixa de Gaza, classificando-a como “catastrófica”.

“Com a chegada do inverno, a população civil de Gaza enfrenta condições terríveis, com fortes chuvas e queda de temperaturas”, afirmaram os ministros das Relações Exteriores de Canadá, Dinamarca, Finlândia, França, Islândia, Japão, Noruega, Suécia, Suíça e Reino Unido em uma declaração conjunta divulgada pelo ministério britânico.

Os ministros acrescentaram que “1,3 milhão de pessoas ainda precisam urgentemente de ajuda para encontrar abrigo” e que “mais da metade das instalações de saúde estão operando apenas parcialmente e enfrentam escassez de equipamentos e suprimentos médicos essenciais”.

*Com AFP 

 

 

Fonte: Jovem Pan News

Comentários