Venezuela tem 19% das reservas de petróleo do mundo

Navio-plataforma P-78 deixa estaleiro de Singapura rumo ao campo de petróleo de Búzios

Alvo dos Estados Unidos e atualmente sem presidente devido à captura de Nicolás Maduro feita pelo governo de Donald Trump, a Venezuela possui a maior reserva de petróleo do mundo, com ampla maioria perante aos demais locais, como a Arábia Saudita, que aparece na segunda posição. A Venezuela tem reservas de 303,2 bilhões de barris de petróleo, enquanto a Arábia Saudita tem cerca de 267,2 bilhões e o Irã, 208,6 bilhões.

Neste sábado (03), após o anúncio da captura do ditador venezuelano, os Estados Unidos informaram que estarão “fortemente envolvidos” no setor petrolífero da Venezuela. “Temos as maiores empresas petrolíferas do mundo, as maiores, as melhores, e vamos nos envolver muito nisso”, afirmou Trump à Fox News.

Um controle dos Estados Unidos sobre a reserva de petróleo venezuelanas, coloca os norte-americanos com controle de 21,9% das reservas de petróleo do mundo, o que pode impactar diretamente os preços no mercado global ao aumentar ou reduzir a oferta. Os EUA tem cerca de R$ 45 milhões de barris, mesmo sendo os maiores produtores do mundo.

reserva de petroleo no mundo

Após a captura de Maduro, o Trump disse, em declaração à imprensa, que os EUA vão comandar a Venezuela até que tenha uma transição segura. “Nossas grandes petrolíferas, as maiores de qualquer lugar no mundo, vão entrar, gastar bilhões de dólares, consertar infraestrutura horrivelmente quebrada, a infraestrutura do petróleo, e começar a fazer dinheiro para o país”, declarou o republicano.

No dia 16 de dezembro, os EUA já tinham deixado claro o interesse de controlar o petróleo da Venezuela quando anunciaram o bloquei total aos petroleiros venezuelanos e classificaram regime de Maduro como “organização terrorista estrangeira”. “Pelo roubo de nossos bens e por muitos outros motivos, incluindo terrorismo, tráfico de drogas e tráfico de pessoas, o regime venezuelano foi designado uma ORGANIZAÇÃO TERRORISTA ESTRANGEIRA”, escreveu o mandatário norte-americano.

“Portanto, hoje, estou ordenando um BLOQUEIO TOTAL E COMPLETO de todos os petroleiros sancionados que entram e saem da Venezuela”, disse Trump no final de 2025, informando que o país está cercado, e acusando os venezuelanos de roubarem petróleo e terras dos norte-americanos.

Fonte: Jovem Pan News

Comentários