Com descentralização, prefeitura acaba com filas por vagas nas escolas da Reme
Mais de cinco mil pessoas foram atendidas no primeiro dia de pré-matrículas para ao ano letivo de 2026 da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Dourados. Das 7h30 até às 17 horas desta segunda-feira (5), o sistema recebeu 5.046 inscrições. Destas, apenas 130 de forma presencial, confirmando que a opção do município pelo sistema digital deu resultado, acabando com as enormes filas de pais em busca de vagas para os filhos nas unidades da Reme.
Balanço do primeiro dia, até as 17 horas, mostra que foram feitas 3.017 pré-matrículas para as unidades escolares do ensino fundamental e 2.029 pré-matrículas para os Centros de Educação Infantil Municipal. Deste total, apenas 130 foram feitas na central de matrículas instalada no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), sede da prefeitura de Dourados.
O secretário municipal de Educação, professor Nílson Francisco da Silva, avalia que a abertura das escolas do ensino fundamental e dos centros de educação infantil contribuiu sobremaneira no acolhimento das inscrições. “Hoje, os pais estão sendo atendidos perto de suas casas, sem a necessidade de vir até aqui (auditório da prefeitura) para fazer a pré-matrícula”, afirma o secretário. “As inscrições estão correndo bem no sistema online e a ajuda das escolas e dos Ceims eliminou de vez a fila de espera aqui no CAM”, completou, comemorando o êxito da organização.
O primeiro período de pré-matrícula para a Rede Municipal segue até o dia 16 de janeiro, com divulgação da primeira designação dos estudantes prevista para o dia 19. A efetivação das matrículas ocorrerá entre os dias 20 e 23 de janeiro. Já o segundo período de inscrições será de 20 a 23 de janeiro, com nova designação em 26 de janeiro e efetivação entre os dias 27 e 30. As aulas estão previstas para começar no dia 9 de fevereiro.
Para realizar a pré-matrícula, é obrigatório indicar as opções de Ceim ou Escola Municipal de preferência, além do ano que o estudante irá cursar. A distribuição das vagas seguirá critérios definidos em edital, priorizando situações de vulnerabilidade social, vínculo de irmãos na mesma unidade escolar e outros requisitos estabelecidos pela Secretaria Municipal de Educação.
De acordo com o secretário Nílson Francisco, a parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado possibilitou a criação de 1.050 vagas em escolas estaduais para alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. A medida permitiu à Rede Municipal ampliar a oferta de turmas do Pré-Escolar até o 3º ano, etapa que concentra o maior déficit de matrículas. Além disso, cerca de 3 mil vagas na Educação Infantil, destinadas a crianças de 0 a 5 anos em escolas conveniadas, serão abertas no fim de janeiro para atender famílias que não conseguiram vagas nos Ceims.
A pré-matrícula deve ser feita, preferencialmente, pela internet, por meio do portal oficial do município, na opção Matrícula Digital. Para quem não tem acesso à internet ou encontra dificuldades no sistema, a prefeitura oferece atendimento presencial no auditório do Paço Municipal, na Rua Coronel Ponciano, nº 1700, Parque dos Jequitibás, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. As unidades da Rede Municipal também realizam atendimento, das 7h30 às 13h30.A Rede Municipal de Ensino de Dourados atende atualmente cerca de 34 mil estudantes, distribuídos em 46 escolas, 39 Centros de Educação Infantil e, ainda, as unidades conveniadas.
Fonte: Dourados News




Comentários