‘Não há agente externo governando a Venezuela’, diz Delcy Rodriguez

delcy rodriguez

Delcy Rodriguez, presidente interina da Venezuela, garantiu que não há “agente externo” governando o país. “O governo da Venezuela exerce o poder em nosso país, e mais ninguém. Não há agente externo que governe a Venezuela”, disse a mandatária nesta terça-feira (6) em mensagem transmitida pela televisão. A fala foi em resposta à fala do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que disse no sábado (3), após a captura de Nicolás Maduro, que os Estados Unidos vão comandar a Venezuela até que seja feita uma transição correta de poder, e afirmou que controla o país.

Delcy foi empossada na segunda-feira (5), e a Suprema Corte exigiu que ela assumisse o cargo por 90 dias. A vice de Maduro iniciou formalmente nesta terça o seu governo. “Venho com dor pelo sequestro de dois heróis que temos como reféns nos Estados Unidos”, disse, ao tomar posse, Delcy Rodríguez, vice-presidente de Maduro desde 2018 e primeira na linha de sucessão. No sábado, após ter recebido uma prova de que Maduro estava vivo, Rodriguez fez uma declaração, já como presidente interina, dizendo que o único presidente da Venezuela é Nicolás Maduro.

Maduro foi capturado junto com sua esposa, Cilia Flores, no sábado, durante um ataque dos Estados Unidos a Caracas e outras regiões do país. Flores também enfrenta um julgamento pelas mesmas acusações.

Na segunda-feira, após a posse de Delcy, em entrevista nos Estados Unidos, Trump afirmou que não haverá eleições na Venezuela nos próximos 90 dias, pois, segundo ele, é necessário concertar o país primeiro.

Delcy Rodríguez nasceu em 18 de maio de 1969, em Caracas. Ela é filha do guerrilheiro de esquerda Jorge Antonio Rodríguez, fundador do partido Liga Socialista em 1970. Advogada, ascendeu na carreira política na última década. Foi ministra da Comunicação e Informação entre 2013 e 2014. Passou a ocupar a pasta das Relações Exteriores entre 2014 e 2017, quando a Venezuela tentou boicotar o Mercosul após ser suspensa.

Fonte: Jovem Pan News

Comentários