De olho na estreia do Estadual, DAC se prepara tentando driblar o ‘calorão’

De olho na estreia do Estadual, DAC se prepara tentando driblar o ‘calorão’

O principal ‘adversário’ do DAC (Dourados Atlético Clube) na preparação para o Campeonato Estadual de 2026, tem sido o calor intenso que tem feito em Dourados durante essa pré-temporada. Com, pelo menos, um terço do elenco vindo de equipes que disputavam competições no sul do país, as temperaturas altas exigem adaptação. O time local estreia no dia 25 de janeiro, diante do Ivinhema, fora de casa. 

“A gente procurou fazer uma renovação de elenco, então tem muitos jogadores que talvez não trabalharam ainda aqui em Mato Grosso do Sul, então gerar essa adaptação principalmente pelo fator climático, é fundamental nesse momento”, explica o técnico Ariel Lanzini, que chega para essa temporada vindo do Clube Esportivo Aimoré, do Rio Grande do Sul.

Ele explica que as condições climáticas também se tornaram um fator decisivo na escolha de nomes para renovação do elenco, que para essa temporada está, em média, mais jovem e com o objetivo de brigar pela ponta da tabela, para garantir mais ‘calendário’ para o DAC, ou seja, ampliar a possibilidade de se classificar para competições nacionais, após o Estadual.

Pausas para hidratação são frequentes ao longo do treino, para adaptar o corpo dos atletas as altas temperaturas de Dourados – Foto: Clara Medeiros / Dourados News

“A gente não está em um período tão grande juntos, mas é um grupo que trabalha forte. Geralmente a gente vem fazendo [treinamentos] dois períodos e, pela questão climática, muito calor aqui, eles estão conseguindo suportar bem, está gerando essa adaptação. E eu acho que esse é o ponto fundamental, é gerar adaptação porque sabemos que o campeonato sul-mato-grossense, principalmente do meio para o final, pesa muito a questão física”, explica.

Outra característica buscada para a equipe, foi a de compor o elenco com jogadores que façam mais de uma posição. “Vamos precisar de todos os atletas, de trocas de qualidade. Sempre falo para os atletas que a gente não tem os titulares, o jogador ele está titular. Então, cada jogo é uma nova história, cada jogo é uma nova estratégia e a gente vai precisar estar bem preparado para conseguir iniciar bem o campeonato e dar uma sequência boa”, complementa.

Até para quem é ‘prata da casa’, o calor tem sido um desafio. Flaviano é douradense, mas antes de voltar ao DAC estava no Clube Atlético Carlos Renaux de Brusque (SC). “Eu sou daqui e já sinto muita diferença, porque em Santa Catarina eu jogava a mais ou menos 20°C a 22°C, não passava disso e raramente chegava a 25°C. Aqui é 30°C, 32°C, às vezes até 35°C. Então, pesa um pouquinho, dá para perceber que dá uma pesada nas pernas”, brincou.

Flaviano é ‘prata da casa’, mas estava em time catarinense antes de voltar para Dourados – Foto: Clara Medeiros / Dourados News

Ele ainda lembra que a adaptação também deve considerar as características locais. “É um campeonato que tem que ser brigado, tem que ser disputado primeira bola, segunda bola, tem que se dedicar, não pode desistir. Então já passei meio que ‘a visão’ para eles, é outro clima, é outro campeonato, então tem que ter muita dedicação”, disse sobre o entrosamento com os companheiros de equipe, mas deixa claro “vou brigar pela minha posição”.

Até o momento, o elenco do DAC conta com 26 jogadores. Mas, segundo o diretor executivo de Futebol, Felipe Cruz, tem mais gente para chegar. “Eu nunca fecho o elenco”, afirmou o dirigente recém contratado, que é de Balneário Camboriú (SC) e com experiência em times da região Sul. 

Pelo menos dois novos nomes estão confirmados, mas não foram divulgados ainda. “Um já está em viagem, então a gente vai ver como é que vai ser a evolução do grupo”, pontuou. “Dentro de um planejamento orçamentário, de uma métrica de contratação, a gente vai atacando tudo que a gente pode”, afirmou.

O Campeonato Estadual começa dia 18 de janeiro com uma partida isolada e antecipada da sétima rodada entre Operário e Pantanal SAF, em Campo Grande.

Fonte: Dourados News

Comentários