O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou, nesta sexta-feira (9), a aprovação do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. Em publicação nas redes sociais, Lula classificou a conclusão das negociações como um “dia histórico para o multilateralismo” e afirmou que o tratado representa uma defesa do comércio internacional num cenário global marcado por “crescente protecionismo e unilateralismo”.
Após 25 anos de tratativas, o texto recebeu o aval dos países europeus nesta sexta, abrindo caminho para um dos maiores pactos de livre comércio do mundo, que envolve um mercado combinado de 718 milhões de pessoas e um PIB somado de US$ 22,4 trilhões, segundo o presidente.
Lula afirmou que o acordo deve ampliar oportunidades para exportadores brasileiros, facilitar investimentos produtivos europeus no Mercosul e simplificar regras comerciais. Para o presidente, a aprovação simboliza uma “vitória do diálogo, da negociação e da cooperação” entre países e blocos regionais.
O Itamaraty considera que o tratado pode reforçar a presença do Brasil nas cadeias globais e abrir espaço para novos fluxos comerciais. A expectativa agora é pela etapa de implementação, que envolve trâmites internos nos países dos dois blocos antes da entrada em vigor.
Dia histórico para o multilateralismo. Após 25 anos de negociação, foi aprovado o Acordo entre Mercosul-União Europeia, um dos maiores tratados de livre comércio do mundo. A decisão chancelada pelo lado europeu une dois blocos que, juntos, somam 718 milhões de pessoas e um PIB de…
— Lula (@LulaOficial) January 9, 2026
Fonte: Jovem Pan News




Comentários