Brasil tem comérico de quase US$ 3 bilhões com o Irã

Porto de Santos

O anúncio de Donald Trump sobre a taxação de 25% aos países que fizerem negócios com o Irã, acende o alerta no Brasil, que tem o regime islâmico como um dos seus principais parceiros comerciais. Os negócios giram em torno de R$ 3 milhões, segundo informações do governo. As principais exportações do Brasil para o Irã são: milho (67,9%) e soja (19,3%). Já as importações são: adubo (79%) e frutas e nozes (11%).

O Teraã é o quinto maior destino das vendas nacionais ao Oriente Médio, ficando atrás apenas de Emirados Árabes Unidos, Egito, Turquia e Arábia Saudita.

Nesta segunda-feira (12) o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que vai taxar em 25% todos os países que forem parceiros comerciais do Irã. “Imediatamente, qualquer país que estiver fazendo negócio com a República Islâmica do irã vai pagar uma tarifa de 25% em todos os negócios que forem feitos com os Estados Unidos”, escreveu em sua conta no Truth Social. “Essa ordem é final e conclusiva”, acrescentou.

A sanção foi dita em meio às manifestações que acontecem no país e já deixaram mais de 600 mortos. Os atos são contra o governo devido à crise econômica que o país enfrenta, devido às sanções aplicadas. Para se ter noção, um dólar equivale a mais de 1,4 milhão de rials. Os altos níveis de corrupção também estão em pauta.

Fonte: Jovem Pan News

Comentários