A presidente do México, Claudia Sheinbaum, informou nesta segunda-feira (12) que teve uma “conversa muito boa” com seu homólogo americano, Donald Trump, na qual abordaram temas como o “respeito às soberanias, a diminuição do tráfico de drogas, o comércio e os investimentos”, em meio à tensão pela ameaça de ataques terrestres aos cartéis do narcotráfico no México.
“Tivemos uma conversa muito boa com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Falamos de diferentes temas, incluindo a segurança com respeito às nossas soberanias, a diminuição do tráfico de drogas, o comércio e os investimentos”, assinalou a mandatária em uma mensagem publicada em suas redes sociais.
Em sua mensagem, que acompanhou com uma fotografia junto ao chanceler, Juan Ramón de la Fuente; ao secretário de Segurança e Proteção Cidadã (SSPC), Omar García Harfuch; e Roberto Velasco, coordenador da política para a América do Norte na Secretaria de Relações Exteriores (SRE), indicou que a “colaboração e cooperação em um quadro de respeito mútuo sempre dão resultados”.
A conversa ocorre em um contexto de alta sensibilidade na agenda bilateral, marcado pelos desafios compartilhados em matéria de segurança fronteiriça, migração e combate ao narcotráfico, bem como pela relevância estratégica da relação comercial entre ambos os países, principais sócios sob o tratado comercial da América do Norte.
Além disso, o diálogo acontece alguns dias após o republicano ameaçar com um ataque terrestre ao México contra os cartéis que, segundo ele, governam o país vizinho, e a pouco mais de uma semana da intervenção militar de Washington na Venezuela, onde foram capturados o presidente, Nicolás Maduro, e sua esposa, Cilia Flores, acusados de narcotráfico, entre outros crimes.
Desde o início de seu governo, Claudia Sheinbaum tem reiterado que a relação com os EUA se baseará na cooperação, mas sem subordinação, enquanto Trump tem insistido em reforçar as ações contra o tráfico de drogas para o seu país, especialmente de fentanil.
A presidente mexicana não ofereceu mais detalhes sobre acordos concretos derivados da conversa, embora se espere que mais tarde, durante sua entrevista coletiva diária, aborde o tema.
*Com informações da EFE
Publicado por Nícolas Robert
Fonte: Jovem Pan News




Comentários