O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (13) que ajuda aos manifestantes do Irã “está a caminho”. Por meio de publicação em seu perfil no Trust Social, o republicano incitou os “patriotas iranianos” a continuarem com os protestos pelo país.
“Assumam o controle de suas instituições e guardem o nome dos assassinos e abusadores, porque eles vão pagar um preço alto”, escreveu Trump.
Ainda na mesma publicação, o líder norte-americano informou que “cancelou todas as reuniões com oficiais iranianos até que pare o assassinato sem sentido de manifestantes”. Também nesta terça, o Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos discute a escalada da crise política no Irã. A reunião é vista como um passo central na coordenação de uma resposta de Washington contra Teerã, que pode resultar na aplicação de medidas diplomáticas, econômicas e estratégicas.
Desde 28 de dezembro, múltiplas cidades no Irã são palco de manifestações. No início, o movimento era contra o aumento do custo de vida, mas, com o passar dos dias, os protestos passaram a contestar o regime teocrático instaurado no país depois da Revolução Iraniana, de 1979. Segundo atualização divulgada na segunda-feira (12), até o momento, 648 pessoas morreram e milhares estão feridas.
Fonte: Jovem Pan News




Comentários